A Argentina se encaminhava para o terceiro tropeço consecutivo nas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa-2014 quando Messi apareceu para decidir. O camisa 10 marcou o gol de empate e iniciou a jogada que foi concluída com êxito por Agüero, definindo a vitória de virada por 2 a 1 sobre a Colômbia, em Barranquilla.
Com o resultado, os hermanos igualaram os sete pontos do líder Uruguai, mas com um jogo a menos. Já a Colômbia, que disputou três partidas, tem quatro pontos.
A bola desta partida foi batizada como "Macondo", um povoado fictício do livro "Cem anos de solidão", do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez.
A quinta e a sexta rodada serão disputadas só em 2012. No dia 2 de fevereiro, a Argentina recebe o Equador, enquanto a Colômbia visita o Peru. No dia 9, os argentinos folgam e os colombianos recebem os equatorianos.
O jogo – A derrota para a Venezuela, em outubro, e o empate em casa com a Bolívia, há quatro dias, cercaram de dúvidas a seleção argentina. A confiança da Colômbia, por outro lado, também não era grande após o empate em casa com os venezuelanos.
Talvez por isso o jogo tenha começado tão equilibrado, com insistentes – e errantes – trocas de passe dos dois lados. Na segunda metade da etapa inicial, porém, a Colômbia começou a se destacar no campo ofensivo e criou uma oportunidade atrás da outras.
Aos 36, o ex-palmeirense Armero chegou à linha de fundo pela esquerda e cruzou bem para Martínez, que não conseguiu cabecear em cheio e acabou jogando pela linha de fundo. Dois minutos depois, Adrián Ramos não alcançou a bola e ficou a centímetros de abrir o placar após cruzamento de Pabón.
Aos 44 minutos, não teve jeito. Pabón cobrou falta próxima à área com força e contou com desvio em Mascherano para enganar o goleiro Romero e inaugurar o marcador.
No intervalo, o colorado Guiñazu foi sacrificado para que a Argentina fosse com tudo ao ataque e deu lugar a Agüero. Logo em sua primeira jogada, o atacante do Atlético de Madri serviu Higuaín, que chutou em cima de Mosquera e perdeu boa chance.
Messi ia aparecendo aos poucos, aparecendo no meio-campo para buscar jogo. Foi assim que ele recebeu aos 15 minutos, conduziu, passou por Bolívar e acionou Sosa na esquerda. Depois de um cruzamento não muito eficiente, o camisa 10 contou com uma trombada do goleiro com Yepes para, sozinho em frente à meta escancarada, empatar.
Aos 39 minutos, o craque do Barcelona puxou contra-ataque, passou por Yepes e serviu Higuaín na área. O atacante do Real Madrid finalizou com força e Ospina espalmou para que Agüero aparecesse para marcar no rebote e garantir o triunfo.
Nos acréscimos, Messi quase fechou sua atuação com um lindo gol. Ele roubou a bola no meio, avançou pelo lado esquerdo e tentou tocar por cobertura. Após defesa de Ospina, ele tentou de novo no rebote e Mosquera cortou.
Equador bate o Peru
Jogando em casa, o Equador venceu o Peru por 2 a 0, com gols de Méndez e Benitez, ambos no segundo tempo. A vitória elevou os equatorianos aos seis pontos, em terceiro. O Peru, por sua vez, está em sétimo, com três.