Apoiado pela torcida e visando retornar ao G-4 do Campeonato Brasileiro da Série B, o Figueirense entrou em campo embalado para o clássico contra o Avaí, neste sábado, no estádio Orlando Scarpelli. Entretanto, foi o time visitante que mostrou mais efetividade e garantiu triunfo por 3 a 1, em partida válida pela 14ª rodada na competição nacional.
Disputado em bom ritmo, o jogo teve três gols marcados ainda no primeiro tempo. Os meio-campistas Marquinhos, aos 20 minutos, e Cleber Santana, aos 37 minutos, colocaram a equipe comandada por Hemerson Maria em vantagem no marcador. O lateral esquerdo Wellington Saci, aos 45 minutos, descontou para o clube alvinegro. Na etapa complementar, novamente o camisa 10, aos 36 minutos, deu números finais ao embate.
Com este resultado, o Avaí continuou sua recuperação na segunda divisão e subiu para a nona colocação na tabela de classificação, com 19 pontos. O time alvinegro, por sua vez, aparece na sexta posição, com 22 pontos.
O Figueirense volta a entrar em campo nesta quarta-feira, às 19 horas (de Brasília), quando vai ao interior de São Paulo enfrentar o Guaratinguetá, no estádio Dario Rodrigues Leite. Um dia antes, o Avaí mede forças com ASA, às 19h30 (de Brasília), na Ressacada.
Em confronto bastante equilibrado desde o início, as duas equipes mostraram grande disposição dentro de campo e criaram boas jogadas ofensivas. O atacante Rafael Costa, autor de nove gols nesta edição da competição nacional, teve oportunidade abrir o placar aos 17 minutos, mas desperdiçou e acabou chutando para fora, com perigo ao gol defendido por Diego.
Apenas três minutos mais tarde, o time da casa foi castigado pela chance não aproveitada por Rafael Costa. Depois de troca de passes, Márcio Diogo fez trabalho de pivô e achou o meio-campista Marquinhos próximo a área. O camisa 10 dominou a bola e, de perna direita, acertou chute cruzado, não dando chances ao goleiro Neneca.
Na sequência do embate, o Avaí adotou postura mais defensiva e permitiu que a equipe alvinegra chegasse ao campo de ataque com maior facilidade. No entanto, foi o time comandado por Hemerson Maria que voltou a balançar as redes, aos 37 minutos, quando Cleber Santana aproveitou rebote de escanteio e aumentou a vantagem no marcador.
Embalado pelo apoio da torcida, o Figueirense conseguiu diminuir a desvantagem ainda no primeiro tempo. Aos 45 minutos, o lateral esquerdo Wellington Saci arrematou de fora da área, a bola desviou em Rodrigo Thiesen e encobriu o goleiro adversário.
Na volta dos vestiários, o treinador Adilson Batista optou por colocar o meio-campista Ricardinho na vaga de Tchô. A alteração surtiu efeito nos primeiro minutos e o Figueirense pressionou o rival catarinense, mas não foi capaz de igualar o marcador. Para piorar, Marquinhos, aos 36 minutos, voltou a balançar as redes e decretou a terceira derrota do rival dentro do Orlando Scarpelli.