O técnico Dunga pareceu ter ficado satisfeito com o desempenho do grupo que conquistou a medalha de bronze nesta sexta-feira nos Jogos de Pequim e manteve a base da seleção olímpica na convocação anunciada nesta tarde. Dos 22 jogadores chamados para os confrontos com Chile e Bolívia no início de setembro, nove estão neste momento na China com o treinador (metade do grupo de 18 jogadores).
Antes marcada para ser divulgada na manhã desta sexta-feira, após a partida contra a Bélgica nas Olimpíadas, a lista de Dunga só foi divulgada às 16 horas (de Brasília, ou 5 horas de sábado na China) no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E sem Kaká, machucado, ou entrevistas do treinador da seleção.
Em sua convocatória, Dunga surpreendeu ao chamar os laterais-esquerdos Kleber (que não vem atravessando uma boa fase no Santos e vê o Peixe amargar a penúltima colocação do Campeonato Brasileiro) e Juan, do Flamengo, que fará sua estréia na seleção principal. Outra surpresa é o atacante Jô, do Manchester City, que ‘ganhou’ a vaga de Alexandre Pato em relação à última convocatória (para os confrontos com Paraguai e Argentina, em junho, também pelas Eliminatórias).
O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, que não foi chamado para os últimos compromissos da seleção principal, conseguiu cavar seu lugar no grupo de Dunga. Por outro lado, o atacante Adriano, da Inter de Milão, acabou ficando de fora das partidas contra chilenos e bolivianos.
O relacionamento do técnico brasileiro com a seleção olímpica parece ter sido tão bom que até mesmo o lobby do goleiro Renan para ter chances no time principal deu resultados. O arqueiro ex-Internacional, que recentemente se transferiu para o espanhol Valencia, foi chamado para o gol assim como o titular Júlio César, da Inter de Milão.
Dos ‘olímpicos’ de Dunga além de Renan, Ronaldinho e Jô, aparecem na lista o lateral-direito Rafinha, o zagueiro Alex Silva (que ao lado de Kleber e Juan são os únicos três que atuam no futebol brasileiro), os volantes Lucas e Anderson, os meias Diego e Ronaldinho Gaúcho e o atacante Rafael Sóbis.
Robinho, que ficou de fora de Pequim-2008 por causa de uma lesão, foi recrutado por Dunga. Kaká, que alegou uma contusão para não participar das Olimpíadas, ainda vem realizando tratamento médico no Milan e não foi chamado. Melhor para Júlio Baptista, novo reforço da Roma, que terá mais uma chance.
Os dois compromissos da seleção de Dunga serão realizados nos dias 7 e 10 de setembro. O primeiro, contra o Chile, acontecerá em Santiago; enquanto o segundo, contra os bolivianos, será realizado no Rio de Janeiro, no Estádio do Engenhão.