O técnico Dunga anunciou na manhã desta quinta-feira, no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, a lista de convocados para os amistosos que o Brasil realizará no mês de junho contra as seleções da Inglaterra e da Turquia.
As ausências da lista ficaram por conta do zagueiro Lúcio e o atacante Fred, ambos contundidos. A maior surpresa ficou pela oportunidade dada pelo treinador ao atacante Afonso, ex-Atlético-MG e atualmente no Heerenveen, da Holanda, onde é o maior artilheiro da temporada européia com 34 gols marcados.
Não é a única aposta de Dunga, que apresentou algumas novidades na sua relação: o zagueiro Alex Silva, do São Paulo, o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid , o goleiro Doni, da Roma, e o atacante Jô, do CSKA.
O amistoso contra os ingleses será disputado no dia 1º de junho, no lendário estádio de Wembley, em Londres, enquanto o embate contra os turcos acontecerá quatro dias depois, no estádio Westfalen, em Dortmund, na Alemanha.
Apesar de seguir a tendência das últimas convocações (nomes como Josué, Hélton, Naldo, Daniel Alves, Gilberto Silva e Elano estão mantidos), a incoerência é visível na relação de Dunga, que anunciou anteriormente que usaria os dois amistosos como preparatórios para a Copa América, inclusive convocando a provável base do time titular brasileiro para a competição.
Confira a relação completa dos convocados:
Goleiros: Hélton (Porto-POR) e Doni (Roma-ITA)
Laterais: Maicon (Inter de Milão-ITA), Marcelo (Real Madrid-ESP), Gilberto (Hertha Berlim-ALE) e Daniel Alves (Sevilla-ESP)
Zagueiros: Alex Silva (São Paulo), Alex (PSV-HOL), Juan (Bayer Leverkusen-ALE) e Naldo (Werder Bremem-ALE)
Meias: Mineiro (Hertha Berlim-ALE), Josué (São Paulo), Edmílson (Barcelona-ESP), Gilberto Silva (Arsenal-ING), Elano (Shakhtar Donetsk-UCR), Ronaldinho Gaúcho (barcelona-ESP), Kaká (Milan-ITA) e Diego (Werder Bremem-ALE)
Atacantes: Afonso (Heerenveen-HOL), Robinho (Real Madrid-ESP), Vágner Love (CSKA-RUS), Jô (CSKA-RUS) e Rafael Sóbis (Betis-ESP)