O técnico Dunga anunciou nesta segunda-feira uma modificação na lista de convocados da seleção brasileira para encarar Venezuela e Colômbia na próxima semana pelas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010. Contundido, o meia Júlio Baptista foi substituído por Alex Raphael, do Internacional. O zagueiro Alex Costa, do Chelsea, também foi tirado da relação e trocado pelo xará Alex Silva, do Hamburgo.
Alex Raphael estava cotado para ser selecionado na primeira lista divulgada por Dunga, há duas semanas. O meia do Colorado, no entanto, acabou ficando fora da lista e vendo os nomes de Kaká, Baptista e Mancini integrarem o trio de armadores lembrados pelo treinador da seleção. Esta é a primeira convocação do meia para a equipe canarinho.
Com a convocação do jogador do Internacional, Dunga pretere mais uma vez o duas vezes melhor do mundo Ronaldinho Gaúcho. Destaque nas vitórias do Milan sobre a Inter de Milão (marcou o gol da vitória) e FC Zurich (deu um passe primoroso para o ucraniano Andriy Shevchenko marcar o tento que selou o triunfo por 1 a 0), o camisa 80 rossonero não foi convocado para se “adaptar ao novo clube”, como havia explicado o treinador da seleção.
Ainda nesta segunda-feira, outro jogador foi retirado da convocatória inicial de Dunga: o zagueiro Alex Costa, do Chelsea. O jogador, comandado no time inglês pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, não disputou os últimos compromissos dos Blues. Alex Silva, chamado para os jogos contra Chile e Bolívia em setembro, terá nova chance.
Com isso, sobe para três o número de cortes feitos por Dunga em relação à convocação feita em 25 de setembro. Antes, o atacante Luís Fabiano, do Sevilla, sofreu uma lesão muscular na coxa e deu lugar para Adriano, da Inter de Milão.