O técnico Dunga convocou a seleção brasileira nesta quinta-feira, visando os amistosos contra as seleções do Chile e de Gana, que acontecem nos dias 24 e 27 de março, respectivamente, datas Fifa para realizações de jogos de times nacionais. As duas partidas acontecem na Suécia. A primeira da cidade de Gotemburgo e segunda em Estocolmo. A capital sueca também foi palco da vitória do Brasil sobre o Equador no ano passado.
Diferentemente do que aconteceu nas últimas convocações, o treinador do time nacional do Brasil apresentou cinco novidades, dentre elas, três jogadores que atuam no Brasil e que foram chamados pela primeira vez por Dunga. O jovem lateral-direito Ilsinho, estreante na seleção, e o volante Josué, ambos do São Paulo, além do lateral-esquerdo Kléber, do Santos, foram lembrados.
Quem também reaparece no Brasil é o volante Mineiro, chamado pela primeira vez desde que trocou o São Paulo pelo Hertha Berlim da Alemanha, e o atacante Vágner Love, que entra no lugar de Adriano , da Internazionale de Milão. O ‘Imperador’, presente na última convocação, fica de fora da convocação logo depois tido de ter tido sua primeira chance com Dunga. Mineiro e Love não eram convocados desde o amistoso contra a seleção do Equador.
Com jovens destaques, como o meio-campista Lucas e o atacante Alexandre Pato, os gaúchos Grêmio e Internacional não tiveram jogadores convocados, pois tem partidas pela Copa Libertadores no mesmo dia do jogo contra o Chile, o que não acontece com São Paulo e Santos, que tiveram atletas chamados.
Mesmo depois de terem tido problemas em seus times nesta semana em seus clubes, o goleiro Hélton e o atacante Fred foram mantidos na seleção brasileira. O primeiro levou um frango que custou a eliminação do Porto na Copa dos Campeões, depois de perder por 2 a 1 para o Chelsea da Inglaterra. Já Fred, deu uma cotovelada no romeno Chivu na eliminação de seu time, o Lyon da França, para a Roma no mesmo torneio. Essa agressão deverá custar um longo gancho ao atacante.
Nesses dois jogos, o técnico Dunga tentará se recuperar de sua primeira derrota como treinador da seleção brasileira. Depois de terminar invicto o ano de 2006, Dunga sofreu seu primeiro revés no dia 6 de fevereiro deste ano, quando perdeu por 2 a 0 para a seleção de Portugal, comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari.
Confira a convocação completa:
Goleiros: Helton (Porto/POR) e Júlio César (Internazionale/ITA)
Laterais: Daniel Alves (Sevilla/ESP), Gilberto (Hertha Berlim/ALE), Ilsinho (São Paulo) e Kléber (Santos)
Zagueiros: Alex (PSV Eindhoven/HOL), Juan (Bayer Leverkusen/ALE), Lúcio (Bayern de Munique/ALE) e Luisão (Benfica/POR)
Volantes: Dudu Cearense (CSKA Moscou/RUS), Gilberto Silva (Arsenal/ING), Josué (São Paulo) e Mineiro (Hertha Berlim/ALE)
Meias: Diego (Werder Bremen/ALE), Elano (Shakhtar Donetsk/UCR), Kaká (Milan/ITA) e Ronaldinho Gaúcho (Barcelona/ESP)
Atacantes: Fred (Lyon/FRA), Rafael Sóbis (Betis/ESP), Robinho (Real Madrid/ESP) e Vágner Love (CSKA Moscou/RUS)