O brasileiro Mauro Vinícius da Silva, mais conhecido como Duda, venceu a prova de salto em distância do GP de São Paulo, realizada na manhã deste domingo. Com a marca de 8,18m, novo recorde da competição, o atleta ganha confiança para a disputa do Mundial de Moscou-2013.
"Esse é o meu melhor ano e estou gostando muito. Já comecei saltando acima dos 8,0m. Agora, tenho que manter essa mesma pegada e de vez em quando saltar acima do que saltei hoje. Não posso me acomodar, porque os atletas estão saltando lá fora também", declarou Duda, que já havia alcançado o índice para o Mundial em Uberlândia.
O segundo lugar no Ibirapuera ficou com o armênio Gor Nerkararyan (7,80m), seguido pelo peruano Jorge McFarlane (7,73m). Ainda que tenha saído como vencedor, Duda, orientado pelo exigente técnico Tide na equipe BM&F, citou algumas falhas na execução do salto.
"Como sempre, o Tide apontou erros quando fiz 8,18m. Então, já foquei em tentar melhorar. Estamos no caminho certo, mas talvez falte encaixar melhor a finalização. Na hora que encaixar, vou muito longe. Tenho me precipitado na queda. Estou buscando a areia antes da hora", explicou.
Mauro Vinícius é o atual campeão mundial indoor e, a partir do próximo mês de agosto, tenta alcançar posição de destaque na competição ao ar livre, mais prestigiada. Até o evento, a ser realizado em Moscou, o saltador brasileiro planeja consolidar suas marcas.
"Minha expectativa é a melhor possível. Vamos nos preparar com calma e tentar melhorar ainda mais para, se possível, fazer o índice A. Melhorando no ranking mundial, garanto mais participações na Liga de Diamante e nas séries mais fortes da IAAF, o que é muito importante", afirmou.
O próximo compromisso de Duda é a etapa de Eugene da Liga de Diamante, no final do mês de maio. Em seguida, ele participa do Troféu Brasil e segue para eventos na Alemanha, onde espera encontrar seus futuros oponentes na disputa do Mundial de Moscou.
"Vou competir com os saltadores que estão no topo do ranking e isso já serve como preparação, porque são os mesmos que estarão na Rússia", afirmou Duda, animado com a própria evolução. "Estava treinando muito pesado e, quando soltou o treino, as marcas começaram a aparecer", completou.