O treinador Roberto Fonseca admitiu pedir a permanência de alguns jogadores e iniciar com antecipação a pré-temporada para o próximo ano. "A tentativa é de ficar com alguns jogadores que foram bem, alguns que estão aqui a mais tempo e já conhecem a estrutura do Cuiabá. Não vamos citar nomes até porque é necessário uma negociação com os atletas, mas temos uma relação para que fique com uma base. Eu acredito muito assim, na base que fica juntamente com a comissão técnica, é o primeiro caminho para que a gente possa ter sucesso em 2017, além de tentar iniciar os trabalho no começo de dezembro".
Após o término das atividades do time profissional, a primeira iniciativa tomada pela direção foi a renovação com o técnico Roberto Fonseca juntamente com a sua comissão. “Foi uma campanha importante para a nossa renovação. São experiências novas, um planejamento novo como conversamos com a direção e com certeza bastante motivador para começar 2017 muito forte", disse o técnico, por meio da assessoria.
O treinador afirmou que a estrutura do clube foi primordial para a reviravolta na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. "Aqui no Cuiabá tivemos tudo que precisamos, as contratações que a gente precisava juntamente com o trabalho que fizemos, fomos altamente recompensados e correspondidos dentro e fora de campo".
Sobre a alavancada na Série C, saindo da última colocação até chegar com chances de classificação na penúltima rodada, Roberto disse que a equipe precisava de um segundo turno sem nenhum erro para chegar às quartas de final e faltou alguns pontos no início da competição.
"Jogar o peso no primeiro turno seria muito fácil para mim. Mas para buscarmos a classificação teríamos que ter feito um segundo turno praticamente sem erro, porque o que nós fizemos em nove jogos, mesmo perdendo só a primeira e ficando com uma invencibilidade de oito jogos, sempre estávamos brigando para sair de uma situação incômoda. Mas como era uma chave muito próxima tanto da classificação como da queda, a coisa ficou sempre nervosa, com uma tensão e isso faz com que realmente a gente tenha uma preocupação na parte de baixo”.