Com a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil muito bem encaminhada, o Vasco recebe o Nacional-AM nesta quinta-feira, às 21h50 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pelo confronto de volta das oitavas do torneio, para avançar na competição que dá uma vaga à Copa Libertadores da América de 2014.
Na ida, em Manaus, vitória por 2 a 0 do Cruzmaltino, que agora pode perder até mesmo por um gol de diferença para avançar. Aos amazonenses resta devolver o 2 a 0 e forçar a disputa de pênaltis, ou, então, ganhar por dois ou mais gols de vantagem por qualquer outro marcador.
Apesar de ter uma grande vantagem para conseguir a classificação, o técnico do Vasco, Dorival Júnior, prefere não contar com a vaga antes do tempo. Isso porque entende que o Nacional fez uma grande partida na ida e pode surpreender. "Nós não podemos menosprezar o Nacional, pois eles fizeram uma grande partida na ida e poderiam ter feito alguns gols. Portanto, não podemos nos descuidar ou deixar o empenho de lado, pois nesse caso poderemos ter uma surpresa nada agradável. A nossa ideia é entrar em campo sem pensar na vitória que conquistamos no confronto de ida", disse Dorival.
Além da boa partida do Nacional em Manaus (AM), os vascaínos apelam para outro motivo a fim de não menosprezarem o rival ou considerarem a vaga assegurada: O time tem um histórico de eliminações pouco prováveis na Copa do Brasil. A lista de algozes do Cruzmaltino é recheada de surpresas, como Remo-PA, CSA-AL, 15 de Novembro de Campo Bom (RS) e Baraúnas-RN.
"Nós sabemos que o Vasco já teve eliminações nada agradáveis na Copa do Brasil. Esse passado em nada vai interferir no nosso rendimento dentro de campo, mas serve para mostrar que essa competição não é fácil como algumas pessoas pensam. Nós sempre vamos ter dificuldades, pois quando não enfrentarmos rivais de ponta, teremos adversários dispostos a surpreender", explicou o volante Abuda.
Para este jogo o Vasco tem muitos desfalques. O zagueiro Rafael Vaz e o atacante André ficam de fora, pois já atuaram na Copa do Brasil, o lateral direito Fagner teve que viajar às pressas para a Alemanha a fim de resolver problemas particulares, enquanto o atacante Eder Luis foi negociado ao futebol dos Emirados Árabes Unidos. Além deles, o time não terá o meia Juninho Pernambucano, que será preservado por opção de Dorival Júnior.
Dessa maneira, Nei entra na lateral direita, Jomar formará dupla de zaga com Cris, enquanto o colombiano Montoya ocupará o posto do Reizinho no meio-de-campo. Mais uma vez o meia Marlone jogará adiantado no ataque, dessa vez tendo como companheiro de setor o equatoriano Tenorio.
Pelo lado do Nacional a Copa do Brasil é segundo plano. Isso porque o time conseguiu a classificação para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro e no fim de semana tem um confronto mata-mata com o Salgueiro-PE.
"Não há dúvidas de que a Série D do Campeonato Brasileiro é a nossa prioridade. Mas isso não significa que vamos deixar de lado a Copa do Brasil, pois temos condições de fazermos uma grande partida contra o Vasco e surpreenderemos no Rio de Janeiro. Vamos em busca da classificação", afirmou o técnico Léo Goiano, que chegou a treinar cobranças de pênaltis com seus jogadores mostrando que confia plenamente na possibilidade de inverter a situação jogando dentro de São Januário.
Apesar desta confiança, o treinador vai mandar a campo um time misto e não quis antecipar qual a escalação vai mandar a campo, embora a tendência seja que ele use o time que treinou na segunda-feira, ainda na capital amazonense. Nesse cenário a única dúvida está no ataque,setor no qual o veloz Marcinho disputa posição com Garanha.
FICHA TÉCNICA
VASCO-RJ X NACIONAL-AM
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29 de agosto de 2013 (Quinta-feira)
Horário: 21h50(de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes:Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
VASCO: Diogo Silva, Nei, Cris, Jomar e Yotún; Abuda, Wendel, Pedro Ken e Montoya; Marlone e Tenorio
Técnico:Dorival Júnior
NACIONAL: Gilberto, Amaral, Cris, Martony e Badé; Denis, Fabio Souza, Dinamite e Danilo Rios; Leonardo e Marcinho (Garanha)
Técnico:Léo Goiano