Três empates e nenhum gol. Este é o saldo da seleção brasileira jogando no Brasil em 2008. Tentando mudar este panorama e deixar uma boa impressão no país em seu último jogo no ano, a equipe do técnico Dunga enfrenta Portugal, em amistoso nesta quarta-feira, na cidade-satélite de Gama, às 22 horas (de Brasília), na partida que marcará a reabertura do estádio Bezerrão.
Mesmo estando em segundo lugar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, a seleção brasileira não passa por um bom momento, principalmente no relacionamento com sua torcida, que viu pouco futebol e nenhum gol diante de Argentina, Bolívia e Colômbia. Diante do mau desempenho dos seus comandados, o técnico Dunga convive com a possibilidade de ser demitido a qualquer momento e, por isso, conta com um bom resultado diante de Portugal.
“Para a seleção, é sempre importante vencer. Temos de ter consciência e buscar o resultado que nos interessa. Fazer um bom jogo e terminar o ano com uma vitória”, aponta Dunga.
Portugal, por sua vez, também não passa por uma boa fase. Após ser eliminada nas quartas-de-final da Eurocopa 2008, a seleção lusa deu adeus ao treinador Luiz Felipe Scolari, que estava no comando há seis anos. Carlos Queiroz assumiu o cargo e, com exceção da goleada por 4 a 0 sobre Malta, apresenta uma campanha irregular, com dois empates (com Suécia e Albânia) e uma derrota, de virada e em casa, para a Dinamarca por 3 a 2, o que representa a terceira colocação no grupo 1 das Eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2010.
Colocando em choque duas equipes que buscam a recuperação e trazem para Brasília grandes nomes do futebol internacional, o amistoso desta quarta-feira promoverá ainda o duelo entre Kaká e Cristiano Ronaldo: o brasileiro, eleito melhor do mundo pela Fifa em 2007, e o português, principal candidato a receber o prêmio neste ano. Porém, mesmo trocando elogios, os dois jogadores procuram valorizar o embate entre as seleções.
“Não é só um jogo entre o Kaká e Cristiano Ronaldo, como muita gente tem falado. Eu vejo este jogo como um importante amistoso para o Brasil, o último do ano, em que temos de ter um bom rendimento e buscar a vitória”, desconversa Kaká.
Sem contar com Ronaldinho Gaúcho, que segundo Dunga será aproveitado em 2009, a seleção brasileira entrará em campo desfalcada de sua zaga titular, formada pelos lesionados Lúcio e Juan. Assim, Thiago Silva e Luisão devem começar jogando.
No meio-campo, Dunga promete uma formação mais ofensiva do que a da partida diante da Colômbia, substituindo Josué por Anderson. O meia do Manchester United atuará ao lado de Gilberto Silva, Elano e Kaká. Já o ataque brasileiro terá a volta de Luís Fabiano, suspenso diante dos colombianos, que formará a dupla de frente com Robinho.
Do lado luso, destaque para os brasileiros naturalizados, Deco e Pepe, que pela primeira vez enfrentarão a seleção brasileira no Brasil. Mas sem dúvida, a maior atração é Cristiano Ronaldo, principal preocupação do time de Dunga.
”É um jogador de qualidade, com muita técnica. Trata-se de um jogador com quem a gente tem que ter muito cuidado”, apontou o zagueiro Miranda em relação ao atleta do Manchester United, que promete um grande espetáculo diante dos brasileiros.
“Queremos ganhar para ter mais motivação para melhorar e ganhar os próximos jogos. Acho que vai ser um bom jogo porque são duas grandes seleções e espero que os brasileiros possam desfrutar de um bom futebol”, aponta Cristiano Ronaldo.