“O torcedor tem direito a um resultado justo. Que vença aquele que jogar melhor, que seja limpa a disputa, mas o poder econômico não pode interferir numa disputa de um campeonato de futebol, principalmente quando tem gente milionária do outro lado tentando influenciar e comprar a dignidade dos outros”. Este desabafo partiu do deputado José Riva (PP) ao usar a tribuna da Assembléia na quarta-feira (30) para externar seu descontentamento em relação às ‘ocorrências’ próximas da fase final do campeonato de futebol 2008.
Riva observou que sempre tratou de estimular o setor público e privado a patrocinar as práticas desportivas argumentando que o esporte oportuniza vários aspectos sociais e econômicos, mas atos estranhos sempre interferem nos desejos daqueles que trabalham honestamente. “O Mixto chegou a final com um grupo de homens, de pessoas determinadas, mas existem pessoas do outro lado tentando comprar jogador, arbitro. Infelizmente ainda existe isso”, denuncia.
Considerando que ‘as decisões são compradas’, ele concorda com a contratação de árbitros de outros estados. “Sempre precisamos trazer árbitro de fora porque tem gente daqui que só entra em campo para prejudicar o Mixto. Precisamos defender que a final tenha maior lisura possível. Vou defender que a federação traga árbitro de fora, não coloque os venais da vida para apitar jogo”, disparou.
Torcedor e colaborador do ‘Tigre da Vargas’ indagado sobre as declarações afirmou que é um alertar a sociedade mato-grossense para o que pode acontecer. “Não podemos admitir que em pleno ano de 2008 ainda exista isso. Que exista gente do União vindo a Cuiabá para tentar comprar jogador do Mixto. Isto é um absurdo. Me dá um baixo astral saber que existe isto no futebol e em outros setores. Para mim, o cidadão que se vende vale muito menos do que ele pega. Agora muito menos, ainda, é o cidadão que compra. Quero convocar o torcedor mixtense e desportistas de Mato Grosso para assistirem ao jogo, inclusive o Ministério Público, pois não podemos permitir que isso ainda aconteça”, ressalta.
A final do certame 2008 será entre Mixto (CBA) x União (ROO). A decisão acontece em duas partidas. Em Cuiabá, no feriado de 1° de maio e em Rondonópolis, dia 4. AComissão de Arbitragem da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) escalou para a primeira partida, Sálvio Spínola Fagundes Filho/SP pertencente a FIFA e como auxiliares, Licoln Ribeiro Taque e Rilmar Ribeiro Primo.