Projeto de lei de autoria do deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) trata da criação do Banco de Sangue Virtual, onde os servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se cadastrar voluntariamente como doadores de sangue e disponibilizar dados como o nome, tipo sanguíneo e outros para futuras coletas. A proposição rege que o Banco de Sangue Virtual do Estado de Mato Grosso será desenvolvido em parceria com o MT Hemocentro.
A matéria prevê também a possibilidade de ser disponibilizado por parte do governo um aplicativo virtual, onde a população poderá participar do cadastro para se voluntarizar.
Zé Domingos destaca que a implementação do projeto em nada vai mudar as leis que tratam sobre a doação voluntária de sangue, ou seja, o doador permanecerá alcançando os benefícios já existentes.
O parlamentar explica que a ideia é criar um cadastro com os grupos sanguíneos para facilitar a vida de quem quer doar ou de quem busca doadores. Com o cadastro, é possível identificar de forma mais rápida quem doa sangue; quem já está cadastrado poderá convidar outras pessoas, estimulando a prática. “É esperado que o “Doador Virtual” convide o maior número de pessoas possíveis, residentes da mesma cidade, para fazer parte do Banco de Doadores, pois quando alguém ou o hemocentro da região precisar de doação, o banco servirá para acionar possíveis doadores”, comenta deputado.
No Brasil
O Ministério da Saúde já lançou essa ferramenta de incentivo à doação de sangue em sua página do Facebook, com o Banco de Doadores Virtual- em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.
O aplicativo terá a missão de agregar e cadastrar doadores de sangue em todo o Brasil. Desse modo, importante que se crie no âmbito estadual, para que o acesso seja mais rápido e fácil.