Cumprindo o novo modelo de disputa instaurado neste ano, que conta com mais um sorteio nesta fase de quartas de final, a Copa do Brasil teve seus quatro últimos confrontos definidos nesta segunda-feira, em evento na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Diferentemente das oitavas de final, que tiveram dois clássicos estaduais, as quartas não vão opor nenhum rival regional.
Se na fase de oitavas o sorteio premiou os amantes do futebol com confrontos icônicos, como Corinthians x Santos e Flamengo x Vasco, as quartas de final não apresentaram nenhuma rivalidade estadual. No entanto, ainda há a possibilidade que Grêmio e Inter façam um clássico nas semifinais.
Dos quatro confrontos sorteados, quem teve o caminho ‘facilitado’ foi o São Paulo. Contudo, o ‘risco zero’ que se faz aparente pela má campanha do Vasco no Brasileiro pode ser apenas uma ilusão. O Cruz-maltino superou os próprios limites para vencer o clássico contra o Flamengo – com parciais de 1 a 0 e 1 a 1 – e agora medirá forças com o Tricolor paulista, que teve dificuldades para passar pelo Ceará após perder no Morumbi.
Depois de tirar as credenciais do Corinthians em jogos de mata-mata, ao vencer tanto na Vila Belmiro quanto na Arena Corinthians, o Santos vem embalado pelo retrospecto de sete jogos invicto no Brasileiro. O duelo contra o Figueirense, que surpreendeu ao eliminar o Atlético-MG (atual campeão) e vive nova fase sob o comando de René Simões, promete ser um dos mais equilibrados.
Tentando conquistar o título após três anos da última conquista, o Palmeiras – que segue tentando se firmar no G4 do Brasileiro após voltar ao grupo principal na última rodada – enfrentará o Internacional, que teve tarefa fácil nas oitavas ao duelar contra o Ituano. Com Grêmio e Fluminense duelando no outro lado da chave, em jogo que será um novo reencontro de Ronaldinho Gaúcho e a torcida gremista, o confronto semifinal pode ou ter um Gre-Nal ou reeditar a semi da edição de 2012, entre Palmeiras e Grêmio.