A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) divulgou, hoje, o regulamento do Campeonato Estadual sub-19 que terá a participação de 14 equipes. A competição está dividida em quatro grupo. No A, estão Sorriso, Luverdense e Sinop. No B, Primavera, REC e União. No C, Ação, Cacerense, Operário e Poconé. No D, Cuiabá, Dom Bosco, Mato Grosso e Mixto.
Ao todo, serão quatro fases. Na primeira, os times jogarão em turno e returno dentro do respectivo grupo. Os dois melhores de cada chave avançam para a segunda fase. Outros quatro grupos serão formados com dois clubes em cada um deles, jogando no sistema de turno e returno. Avançam para a terceira etapa (semifinal) apenas as equipes vencedoras dos grupos da segunda fase. Outros dois jogos (ida e volta) serão realizados. Os vencedores fazem a grande final também em dois jogos.
Ainda de acordo com o regulamento, as composições dos grupos na segunda e terceira fases serão realizadas através de sorteios.
Para a final, em caso de empate no número de pontos ganhos (caso cada time ganhe uma partida), o critério de desempate será o de maior saldo de gols. Persistindo o empate, o campeonato será decidido nos pênaltis.
Uma novidade para os jogos do campeonato será a redução do tempo normal de jogo. Cada partida terá 80 minutos, divididos em dois tempos de 40 minutos, além de dez minutos de intervalo. Em um jogo de futebol profissional são 90 minutos (45 em cada tempo, sem contar os acréscimos), além de 15 minutos de intervalo.
O campeão e o vice representarão Mato Grosso na Copa São Paulo de Futebol Júnior do próximo ano.