Os organizadores do 9º Rally dos Guimarães, principal evento do gênero em Mato Grosso, já definiram o trecho completo da 10ª e última etapa do Campeonato Mato-Grossense de Rally de Regularidade, que acontece em trilhas nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, nos dias cinco, 06 e 07 de outubro.
Um dos organizadores, o piloto Marcelo Alves Puga, afirma que a última etapa será uma das mais difíceis de todo o campeonato, tanto para o navegador, quanto para o piloto. Na escolha dos trechos, ele afirma que a organização prioriza a multiplicidade de adversidades e obstáculos naturais. A busca é por terrenos arenosos, trechos de rio, de pântanos leves, locais que tenham pedras soltas, morros e trilhas fechadas. “A intenção é deixar o competidor o tempo todo ligado na prova, com sensação de estar vivendo uma aventura, além, claro, de testar o nível técnico e de capacidade de seus carros”, disse.
A trilha já está roteirada e concluída. Cuiabá será o ponto de partida dos aproximadamente 200 quilômetros, os quais os organizadores estimam que os competidores percorram em seis horas. A trilha seguirá rumo à cidade Chapada dos Guimarães, margeando os paredões de arenito, retornando à Cuiabá, cujo local de chegada ainda será definido. Dúvidas permanecem apenas quanto ao final da prova: “Temos alguns locais já pré-aprovados, mas aguardaremos a posição de alguns patrocinadores para a definição do local de chegada”, revelou.
O campeonato é dividido pelas categorias 4X4 master e a expedition. Na primeira, para pilotos experientes e que já foram campeões em outras competições, participam 15 equipes e, na segunda, para os iniciantes e menos experientes, participam nove federados e os todos os demais que desejam participar do Rally, ainda que seja pela primeira vez.
No rally de regularidade, Marcelo explica que os participantes devem percorrer trechos de estradas oficiais mesclados com trilhas criadas, muitas delas pelos organizadores. As velocidades ou tempos são pré-estabelecidos e somente pouco antes da largada os competidores recebem uma planilha (livro de bordo) informando todo o percurso e as médias da prova.
A dupla (piloto e navegador) deve seguir as orientações do livro de bordo, que fornece as informações que a equipe precisa para concluir a etapa. Vence quem conseguir manter a média passando por todos os postos de cronometragem, escondidos no percurso, no tempo mais próximo possível do especificado na ficha técnica.
Ao todo, o campeonato é composto por dez provas, distribuídas em vários municípios do estado. A primeira delas foi em Sinop, no mês de fevereiro. A penúltima ocorreu em Sapezal. “Para concluir essa prova os pilotos terão que estar preparados física e psicologicamente. Ela vai exigir nível técnico e bom condicionamento, além, claro, de uma boa máquina”, salientou o organizador.
As provas também ocorreram em Rondonópolis, Tangará da Serra, Campo Verde, Nova Mutum e Sorriso. E mesmo com todas as dificuldades, Marcelo lembra que desde o início da competição não foi registrado nenhum acidente grave com as equipes. “Nenhum dos nossos participantes sofreu qualquer problema grave. Os carros quebraram, capotaram, ficaram comprometidos, mas ninguém se feriu”.
Na expedition o piloto sinopense Jaime Demarchi, patrocinado por Só Notícias e Copetral, ainda briga pelo título. Precisa vencer a etapa para garantir o título. O navegador Waldomiro dos Anjos é o vice-campeão estadual. Na última prova em Sapezal, ele e Demarchi acabaram não completando o percurso, por ficarem atolados. Marcelo e Tatiana Puga, de Cuiabá, chegaram na frente a asseguraram o primeiro lugar de navegadores.
Para a última etapa da prova os organizadores preparam uma surpresa, a categoria Turismo, que admitirá carros 4X4 originais e 4X2. Dessa, poderão participar os pilotos que estão começando ou que nunca tiveram a possibilidade de ter contato com o esporte.