Depois de três partidas, o Fluminense voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Em jogo disputado na noite deste sábado, no Maracanã, o Tricolor das Laranjeiras derrotou o Criciúma, de virada, por 4 a 2 e amenizou a crise que ameaçava se instalar no clube. Os gols do Fluminense foram marcados por Wagner, dois, Conca e Fred. Os do Criciúma foram marcados por Ronaldo Alves e Lucca.
O atacante Walter voltou a ser escalado depois de longo período na reserva e se tornou decisivo na construção do resultado positivo, participando diretamente dos três primeiros gols da sua equipe.
A vitória fez o Fluminense chegar aos 45 pontos ganhos e ocupar a sétima posição. O Criciúma segue com 30 pontos ganhos, na 18ª posição.
O resultado premiou a disposição ofensiva da equipe dirigida por Cristovão Borges. O Tricolor soube superar todas as dificuldades impostas pelo valente Criciúma para conseguir um resultado muito importante e seguir sonhando com o retorno ao G-4.
O jogo – Muito necessitado da vitória para manter seus sonhos de classificação, o Fluminense começou a partida no ataque. E logo conseguiu três escanteios antes dos primeiros cinco minutos. O primeiro chute só aconteceu aos oito através do volante Edson, mas a bola não levou perigo para o gol de Bruno.
O Criciúma entrou muito fechado e mostrou que sua primeira preocupação era defender. O time catarinense quase não chegou na área do Tricolor carioca. Aos 14 minutos, Fred não conseguiu concluir um cruzamento, mas Jean tentou uma bicileta para aproveitar a sobra e mandou a bola para longe do gol.
Dois minutos depois foi a vez de o goleiro Bruno sair de soco para rebater um cruzamento de Conca. A pressão tricolor seguia intensa. Aos 21 minutos, Conca fez boa jogada e cruzou. Walter cabeceou e Bruno teve dificuldade para fazer a defesa. O time catarinense continuava não se arriscando e raramente aparecia no campo ofensivo, preferindo truncar a partida com marcação cerrada e muitas faltas.
Aos 26 minutos, a torcida do Fluminense chegou a comemorar o gol quando Fred colocou a bola nas redes e o árbitro invalidou o lance, marcando irregularidade na jogada. Aos 32 minutos foi a vez de o Criciúma protestar. Após cobrança de falta, Rodrigo Souza subiu mais do que a zaga e cabeceou para vencer Diego Cavalieri, mas o árbitro marcou falta de ataque, gerando muitas reclamações. Três minutos depois, a desatenção do zagueiro Marlon quase provoca problemas para Diego Cavalieri. O jogador tricolor permitiu que Lucca entrasse livre na área, mas conseguiu a recuperação.
As reclamações continuaram. Aos 37 minutos, foi a vez de Fred exigir a marcação de um pênalti, alegando que a bola bateu na mão de um defensor catarinense, mas o árbitro nada marcou. O artilheiro tricolor voltou a reclamar da arbitragem aos 42 minutos, depois de um choque na área catarinense. Mais uma vez, nada foi marcado.
Aos 44 minutos, o Criciúma marcou o primeiro gol. Após cobrança de falta, o zagueiro Ronaldo Alves chegou primeiro do que a zaga e cabeceou para colocar a bola nas redes de Diego Cavalieri. A vantagem catarinense durou pouco tempo, porque, dois minutos depois, Wagner empatou para o Fluminense, aproveitando falha conjunta da defesa do Criciúma após cruzamento de Walter.
O Fluminense voltou mais ofensivo para o segundo tempo e, logo aos cinco minutos, marcou o segundo gol. Guilherme Mattis fez lançamento longo, Walter escorou de cabeça, Fred ajeitou e Wagner chegou batendo para marcar.
Empolgado com a vantagem, o time dirigido por Cristovão Borges chegou ao terceiro gol aos dez minutos. Tudo começou com Walter, que recebeu na área e mandou a bomba. O goleiro Bruno deu rebote e Conca, de carrinho, empurrou para as redes. Os catarinenses reclamaram de uma suposta falta do argentino, mas o árbitro confirmou o gol.
Aos 22 minutos, quase Dario Conca voltou a marcar. Ele acertou um chute violento, mas Bruno fez grande defesa, espalmando para escanteio. Quando a torcida tricolor já respirava tranquilidade, o Criciúma marcou o segundo gol, aos 23 minutos. João Vitor lançou Lucca nas costas da zaga tricolor. O jogador catarinense dominou com categoria e colocou no ângulo esquerdo de Diego Cavalieri.
Depois de sofrer o segundo gol, o Fluminense caiu de produção e permitiu que o adversário assumisse o controle do jogo. O Criciúma passou a marcar a saída de bola e não deixava o time carioca sair do seu campo, aumentando a pressão em busca do empate.
Aos 39 minutos, o Fluminense acabou com qualquer tentativa de reação do Criciúma ao marcar o quarto gol. Fred foi agarrado por Rodrigo Souza na área, e o árbitro marcou pênalti, provocando muitos protestos por parte dos catarinenses. O proprio Fred bateu com categoria para anotar o quarto gol e garantir a vitória.