O brasileiro Felipe Massa assegurou sua primeira vitória na temporada 2008 da Fórmula 1, neste domingo, e a segunda da carreira no GP do Bahrein. Na terceira etapa do calendário, o piloto da Ferrari dominou a prova de ponta a ponta e repetiu o topo do pódio de 2007. Já a Ferrari garantiu uma dobradinha.
Redimindo-se das más performances nas etapas da Autrália e da Malásia, nas quais não completou a prova, o paulista somou seus primeiros dez pontos na classificação e voltou à briga pelo título. A segunda posição ficou com seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen. No ano passado, Massa também havia ido mal nas duas etapas iniciais, depois venceu no Bahrein e completou o serviço vencendo também na Espanha.
O polonês Robert Kubica, que largou na pole, a primeira de sua carreira, terminou em terceiro seguido pelo companheiro de equipe Nick Heidfeld. Se para a Ferrari o final de semana foi excelente, a McLaren teve altos e baixos. Conseguiu a quinta colocação com Heikki Kovalainen, mas amargou uma péssima corrida com o inglês Lewis Hamilton, 13º colocado.
Com problemas desde a sexta-feira, quando bateu durante os treinos livres, Hamilton passou o final de semana com dificuldades. Quarto no grid, ele dizia que não tinha encontrado o ajuste certo do carro e ainda na segunda volta precisou passar nos boxes porque perdeu a asa dianteira. Dai por diante, foi só tentar evitar o pior, que esteve próximo de ser muito ruim mesmo, com uma classificação inferior à Williams de Kazuki Nakajima (14º).
O resultado deste domingo colocou o atual campeão Raikkonen na liderança do Mundial de pilotos com 19 pontos. Em segundo aparece Heidfeld com 16, seguido por Kovalainen e Hamilton com 14 cada.
Além da Ferrari, a BMW-Sauber também teve motivos de sobra para comemorar. As boas performances de Kubica e Heidfeld colocaram a escuderia na liderança do Mundial de Construtores.
Os outros brasileiros da categoria tiveram um dia difícil na pista. O veterano Rubens Barrichello travou uma batalha dura, mas não conseguiu ultrapassar Fernando Alonso nas últimas voltas. Barrichello foi 11º com o espanhol em 10º. Já Nelsinho Piquet teve problemas com o carro e parou faltando 16 voltas para o final.
A equipe tem 30 pontos na classificação. A Ferrari é a segunda com 29 pontos, seguida pela McLaren com 28.
Veja como ficou a classificação final da etapa:
1 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1min35s790
2 – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a 3s3
3 – Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) – a 4s9
4 – Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber) – a 8s4
5 – Heikki Kovalainen (FIN/McLaren Mercedes) – a 26s7
6 – Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a 41s3
7 – Mark Webber (AUS/Red Bull Renault) – a 45s4
8 – Nico Rosberg (ALE/Williams Toyota) – a 55s8
9 – Timo Glock (ALE/Toyota) – a 69s5
10 – Fernando Alonso (ESP/Renault) – a 77s1
11 – Rubens Barrichello (BRA/Honda) – a 77s8
12 – Giancarlo Fisichella (ITA/Force Índia Ferrari) – a 1 volta
13 – Lewis Hamilton (ING/McLaren Mercedes) – a 1 volta
14 – Kazuki Nakajima (JAP/Williams Toyota) – a 1 volta
15 – Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso Ferrari) – a 1 volta
16 – Anthony Davidson (ING/Super Aguri Honda) – a 1 volta
17 – Takuma Sato (JAP/Super Aguri Honda) – a 1 volta
18 – David Coulthard (ESC/Red Bull Renault) – a 1 volta
19 – Adrian Sutil (ALE/Force Índia Ferrari) – a 2 voltas
Não completaram:
14. Nelsinho Piquet (BRA/Renault) –
Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso Ferrari)
Jenson Button (ING/Honda) –