Dividindo a liderança do Campeonato Carioca com o Fluminense, mas levando desvantagem nos critérios de desempate, o Flamengo entra em campo neste sábado, às 18h30 (de Brasília), para medir forças com o Resende, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela décima rodada. O Rubro-Negro, que vem de triunfo de 2 a 0 sobre o Madureira, pretende se isolar na ponta da tabela de classificação. Já o adversário do interior, que tem oito pontos, deseja se recuperar da derrota de 3 a 1 para o Duque de Caxias e se distanciar da zona de rebaixamento.
Jayme de Almeida, técnico do Flamengo, acredita que a partida contra o Resende será mais um teste importante para a sua equipe. Embora não fale abertamente, ele pretende usar o jogo para fazer os últimos ajustes antes do encontro da próxima quarta-feira, com o Emelec, do Equador, pela Libertadores.
“A nossa equipe precisa evoluir cada vez mais para conseguir atingir aqueles objetivos que traçamos no início da temporada. Estamos cientes das dificuldades que vamos encontrar contra o Resende, mas é fundamental mostrar que temos condições de nos impor e dar essa demonstração de força”, disse Jayme.
Os jogadores, por sua vez, garantem que a Libertadores é assunto apenas para depois do jogo deste sábado e garantem que o foco está todo no Resende. “Não podemos pensar na Libertadores antes deste jogo contra o Resende. Precisamos demais garantir logo a classificação para as semifinais do Campeonato Carioca para termos tranquilidade. Assim, o jogo deste sábado cresce em importância e apenas depois dele vamos estudar o Emelec”, disse o meia Everton.
Como pretende usar o jogo deste sábado para arrumar a equipe que vai enfrentar o Emelec, Jayme de Almeida optou pela escalação dos titulares e usará o que tem de melhor.
Pelo lado do Resende, o técnico Paulo Campos se mostra confiante que sua equipe vai conseguir fazer um bom jogo e reconhece que o empate contra o Flamengo será um grande resultado.
“O Flamengo tem um grande time, um dos melhores do Campeonato Carioca, e não está na liderança por acaso. Com certeza vamos enfrentar mais um grande teste nesta caminhada para garantir a nossa permanência na primeira divisão do Estadual. Mas esse meu grupo vem trabalhando muito para atingir aquilo a que ele se propôs e precisamos muito de um bom resultado contra o Flamengo. Vamos em busca de uma vitória ou, pelo menos, de somar um ponto para melhorar o nosso posicionamento. Temos que sair desta situação desconfortável o mais rapidamente possível, pois com a proximidade das rodadas finais o nível de dificuldade vai aumentar consideravelmente”, analisou o treinador, preocupado.
Paulo Campos terá o retorno do atacante Clebson, que cumpriu suspensão diante do Duque de Caxias. O jogador, porém, ainda não tem escalação garantida. Isto porque só jogará se Marcelo Régis ainda não reunir condições de atuar, já que vem se recuperando de lesão na coxa direita. Certo é que para a entrada de um dos dois quem deixa a equipe é o volante Dudu. Desta maneira, o Resende voltará a jogar com dois atacantes.
Ficha Técnica
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 22 de fevereiro de 2014, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Pathrice Wallace Maia (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Andréa Marcelino de Sá (ambos do RJ)
RESENDE: Mauro; Gabriel, Thiago Sales, Marcelo e Gerson; Léo Silva, Hiroshi, Marcel e Bruno Gallo; Clebson (Marcelo Régis) e Geovane Maranhão
Técnico: Paulo Campos
FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Cáceres, Amaral, Everton, Elano e Lucas Mugni; Hernane
Técnico: Jayme de Almeida