A excelente exibição do uruguaio De Arrascaeta no empate por 2 a 2 contra o Atlético-PR, na última quarta-feira, quando ele, inclusive, fez um dos gols do Cruzeiro, parece ter convencido o técnico Mano Menezes a dar uma oportunidade para o meia na partida de domingo, contra o Fluminense, às 11h (de Brasília), no Mineirão.
No treino desta sexta-feira, o camisa 10 foi titular no ataque cruzeirense, deixando Leandro Damião no banco de reservas. O uruguaio deve formar o tridente ofensivo com Allano e Willian que, mesmo com uma lesão constatada na coxa direita, treinou normalmente e deve ir para o jogo. Com isso, o Cruzeiro retoma a formação sem um centroavante de ofício, que vinha dando certo até Mano Menezes mudar o esquema com a entrada de Damião nos últimos dois jogos, quando o time, curiosamente, acumulou empates contra Grêmio e Atlético-PR.
“A questão de Arrascaeta é pela procura no sentido de fazer com que ele volte a render bem. Ele entrou bem em Curitiba, a primeira vez que isso aconteceu desde que cheguei aqui. A ideia é iniciar com ele. A equipe se acostumou a jogar com mais movimentação e versatilidade dos jogadores. Vamos encontrar uma equipe muito bem postada e precisamos sair dessa situação. A versatilidade e a movimentação serão necessárias para encontrar o caminho de boa atuação”, salientou o comandante celeste.
Além de utilizar De Arrascaeta como titular e promover o retorno de Willian, Mano Menezes também deve ter Ceará na lateral direita no lugar de Fabiano, que vinha bem nas últimas partidas. Segundo o treinador, a escolha se justifica dentro de uma hierarquia conquistada pelo experiente camisa 2 dentro da equipe.
“Sobre a questão do Ceará, estou satisfeito com Fabiano, que entrou bem. O Mayke também vai render bem quando entrar, são jogadores com qualidade. Você precisa estabelecer uma regra de gestão de grupo. O Ceará era titular quando se lesionou. (Ele o Willian) São jogadores que saíram na condição de titular. O Willian saiu por suspensão, e o Ceará deixou o time por uma lesão. A tendência é que retornem os dois”, esclareceu o treinador.
Dúvidas na zaga – Se na quinta-feira, o zagueiro Manoel já era dúvida para domingo, em razão de uma entorse no tornozelo direito, Bruno Rodrigo também virou uma interrogação, após ser poupado no treino desta sexta-feira, em virtude de dores no quadril.
Mano Menezes aguarda por uma evolução de ambos os jogadores para a partida contra o Fluminense, mas mostrou otimismo quanto à situação de Bruno Rodrigo e um pouco mais de pessimismo quanto à recuperação de Manoel.
“Hoje (sexta-feira), ainda teve a questão do desgaste. Os jogadores estão com índices altos de fadiga. Amanhã (sábado), podemos trabalhar um pouco mais e definir essas questões de Manoel e Bruno Rodrigo, principalmente. O Bruno Rodrigo com mais certeza, o Manoel com um pouco mais de dúvida. Temos de esperar mais 24 horas, talvez até um pouco mais como no último jogo sobre o Manoel, para ver como o jogador reage, e colocar os que têm condição de jogo”, comentou.