segunda-feira, 27/maio/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá será sede da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas

PUBLICIDADE

Cuiabá vai sediar, entre os dias 10 e 18 de outubro, a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. Cerca de 1,6 mil representantes de 48 etnias de todo o país estarão competindo na capital mato-grossense. Realizado em todo o país a cada dois anos, os Jogos dos Povos Indígenas contarão, em 2013, com dez modalidades esportivas tradicionais das aldeias, como arco e flecha, corrida de tora e arremesso de lanças.

O evento será realizado pelo governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em reunião, realizada nesta semana, foram estabelecidas as responsabilidades de cada ente para a organização e sucesso dos jogos.

"Cuiabá foi selecionada por ser considerada ponto de referência de todo o encontro entre civilização colonialista e os povos indígenas que viviam aqui. Por outro lado, também queremos mostrar a importância das tradições e das culturas indígenas que estão vivas e sofrem um alto índice de preconceito, além de mostrar para o Brasil e para o mundo a interação que existe entre povos diferentes, inclusive que não são indígenas", disse o representante do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena.

Os Jogos dos Povos Indígenas serão realizados no Jardim Botânico, nas imediações da comunidade Sucuri.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Abertas inscrições para Camarote do Autista em jogo entre Cuiabá e Internacional

A secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania abriu,...

Strongman Marcos Ferrari puxa guindaste de 34 toneladas em Cuiabá

O strongman Marcos Ferrari, de 46 anos, puxou um...
PUBLICIDADE