Cuiabá sedia a 1ª edição do Campeonato Mato-grossense Mirim e Juvenil de Voleibol, nos naipes masculino e feminino, organizada pela Federação Mato-grossense de Vôlei (FMTV) entre os dias 14 a 16. A disputa, além de garantir título de campeão estadual de 2015, também será pré-seletiva para formação da seleção estadual mirim e juvenil. E, dentre as equipes confirmadas, a do Colégio Coração de Jesus visa emplacar pelo menos seis atletas.
De acordo com o técnico da escola, George Sampaio, com experiência adquirida ao longo de mais de quatro décadas na modalidade, três jogadoras, Bárbara Koehler, Fernanda Iaworski e Camila Freitag, já despertaram o interesse do técnico da seleção, João Luiz. E, ainda acredita, que pelo menos outras três também devem ser selecionadas. Segundo ele, uma das possibilidades será a capitã e oposta, Lauany Fagundes Minervino, de 13 anos, o coração da equipe.
“É a jogadora que está a mais tempo no time. E posso dizer que é tecnicamente muito boa. Mas o principal é a inteligência e a capacidade de liderança. Uma líder nato. Sempre que preciso alterar o sistema de jogo, durante uma partida, só faço alguns sinais e ela já coordena toda a mudança. E, além da importância estratégica, também é responsável por manter o psicológico do grupo. Numa equipe feminina a motivação é muito relevante”, avalia George.
A capitã reconhece que, por ser mais experiente que as companheiras, assume a postura de ajudar na correção de algum fundamento do vôlei e também em dar apoio emocional ao grupo. Disse que: “Mesmo se estivermos bem atrás no placar, tento motivá-las para não desistirem do jogo. Não deixo elas ficarem para baixo”. A menina valente afirma que deseja se tornar atleta profissional e que fazer parte da seleção mato-grossense colabora com o sonho.
Pré-seletiva- De acordo com o presidente da FMTV, Nicanor Lopes dos Reis Filho, as equipes que não forem participar do campeonato podem emprestar, temporariamente, os jogadores para aquelas que competirão, pois isso permitirá que esses atletas sejam avaliadas pelos técnicos da seleção de Mato Grosso. Mas, segundo ele, há limite, cada time poderá receber até o máximo de quatro desportista. E que todos eles devem estar devidamente registrados na federação.
“O período de inscrições para o Campeonato Mato-grossense Mirim e Juvenil encerra no dia 11 de agosto. Na disputa serão selecionados o plantel da nossa seleção. Ela que vai participar das competições de seleções promovidas pela Confederação Brasileira de Voleibol, a CBV. Por isso pedimos ajuda de todos para que essa seleção tenha força nos certames nacionais”, disse.