Numa incrível reação saindo da condição de lanterna para o ocupar o meio da tabela, o Cuiabá se despede hoje do Campeonato Brasileiro da Série C ao encarar o lanterna e já rebaixado Ríver do Piauí, que tem apenas 12 pontos somados na tabela de classificação da Chave A do torneio de acesso. Pelo ano quinto seguido desde sua ascensão, o ‘Dourado’ deixa a competição nacional sem obter o desejado acesso à Segunda Divisão do futebol nacional.
O duelo, marcado para as 18h (horário de Mato Grosso), no estádio Lindolfo Monteiro, só servirá para cumprimento de tabela. Sem perder há sete rodadas no campeonato, o time da capital de Mato Grosso ocupa a sexta colocação do grupo com 21 pontos ganhos. Vem de empate de 2 a 2 com o ABC na última rodada, resultado que deixou a equipe treinada por Roberto Fonseca fora da disputa por uma das quatro vagas à segunda fase da Terceirona.
Mesmo sem brigar por mais nada, o Cuiabá entrará em campo motivado para defender esta longa invencibilidade. O técnico Roberto Fonseca, apontado como responsável direto pela boa campanha no returno, cobra de seus comandados um desempenho em que o time possa se despedir de cabeça erguida.
A intenção é encerrar na melhor posição possível na tabela de classificação, a título de superar as quatro primeiras participações do clube na Série C, as quais se restringiram apenas para descer de divisão. Roberto Fonseca vai mandar a campo o que considera formação ideal. Ele não quer saber de comodismo por estar livre de ser rebaixado.
Um dos últimos reforços a desembarcar no Cuiabá, o meia-atacante Darkson, revelado nas divisões de base do Vasco da Gama, é um dos destaques da equipe nos últimos jogos. Nas últimas partidas do time, ele já marcou três gols. Um deles no empa-te de 2 a 2 com o ABC na Arena Pantanal.
Outro destaque do time é o goleiro Henal, que conquistou a vaga de titular deixando André Luís no banco de reservas. Com defesas seguras, o arqueiro também foi decisivo na reabilitação do time na Série C. Na vitória de 1 a 0 sobre o América de Natal, Henal fez pelos quatro grandes defesas que ajudaram no alívio na cansativa luta contra queda.