PUBLICIDADE

Cuiabá busca apoio para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014

PUBLICIDADE

Em qualquer canto do mundo, quando alguém é indagado sobre o que conhece a respeito do Brasil, uma dos itens mais abordados é, com certeza, o futebol. O esporte que conquistou milhares de adeptos pelo globo atinge uma intensidade ainda maior em terras brasilis, sendo considerado uma das ‘paixões nacionais’. Com a candidatura do país para sediar a Copa do Mundo de 2014, os Estados não estão medindo esforços para apresentar à Federação Internacional de Futebol (Fifa) as condições necessárias para o evento. Em Mato Grosso, a movimentação não é diferente.

Segundo o consultor do governo, Luiz Antônio Pagot, se Mato Grosso for escolhida como uma das sub-sedes da Copa do Mundo, o Estado receberá muitos turistas que virão para os jogos. “Mas eles não ficam só nos jogos. Vão querer conhecer as nossas belezas naturais como o Pantanal Mato-grossense e Chapada dos Guimarães, isso significa um retorno muito maior do que aquele que teremos de gastar”, explica, completando que “Cuiabá com estes investimentos será uma nova metrópole”.

De acordo com o edital de concorrência, as cidades deveriam apresentar à Fifa, até ontem (31.05), quatro tipos de documentação: o acordo cidade-sede (que autoriza Cuiabá a receber os jogos); o acordo do estádio (autorização do estádio); ficha técnica (Especificações do Estádio Governador José Fragelli) e caderno de encargos (que engloba 100 itens, entre eles o Aspectos Gerais, Condições naturais, meio ambiente e patrimônio histórico, plano de transporte e meio ambiente, estrutura de saúde, segurança, entre outros). Toda a documentação de Mato Grosso foi entregue no prazo.

Até 31 de julho a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pré-seleciona 18 entre as 22 candidaturas. Destas, entre 10 e 14 serão escolhidas para sediar os jogos, caso o Brasil seja escolhido pela Fifa para receber a Copa do Mundo de 2014. Diante dos anseios para desenvolver em Mato Grosso a infra-estrutura adequada, além de necessidade de discutir possíveis projetos para atender às exigências da Fifa, os diretores da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), presidentes dos sindicatos filiados e empresários de diversos segmentos do Estado se reúnem, na próxima segunda-feira (04.06), às 11h, na sede da Fiemt, em Cuiabá, para discutir e analisar a proposta enviada à entidade.

Intitulada ‘Cuiabá – Cidade Sede da Copa do Mundo Pantanal de 2014’, a proposta coloca as belezas naturais, ecossistema e todo o meio ambiente como grande subsídio de atração para determinar Cuiabá como cidade sub-sede da Copa. Na ocasião, o caderno de encargos e o documentário será apresentado à imprensa local, a fim de levar ao conhecimento de toda a população os projetos que o Estado deve desenvolver para se adequar às exigências da Fifa. Estão confirmadas as presenças do Luiz Antônio Pagot, do Secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho, do presidente do Sistema Fiemt, Mauro Mendes e consultores de Brasília.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE