O Santos e Cuca chegaram a um acerto na noite desta segunda-feira e o ex-treinador do Botafogo é o novo técnico do time da Vila Belmiro. O comandante acertou contrato com o Peixe até dezembro de 2009 para receber o mesmo salário que ganhava na equipe carioca. Será apresentado na próxima quinta-feira.
Cuca chega à Baixada Santista depois de pedir demissão do cargo no Botafogo, após a eliminação frente ao Corinthians na semifinal da Copa do Brasil. Apesar de contar com o apoio do presidente Bebeto de Freitas, decidiu abandonar o cargo, se sentindo desgastado por mais uma eliminação e pela ausência de títulos no alvinegro.
Durante as últimas semanas, dividiu com Paulo Autuori as preferências da diretoria santista. Este, no entanto, esbarrou nas dificuldades de negociação com o Al-Rayyan, clube que dirige no Qatar. Mais próximo, Cuca chegou a um acerto nesta segunda-feira, com os mesmos termos do contrato que tinha com o Botafogo. O técnico evitou traçar planos para acertar o time antes de assumir o cargo na Vila Belmiro.
‘Não penso em reforços ainda. Vou tocar o jogo no final de semana (contra o Vitória, pelo Brasileirão) e avaliar a equipe para depois pensar em algo. O meu pensamento é o mesmo do Marcelo Teixeira (presidente do clube), do Dr. Norberto (Moreira, vice-presidente) e da diretoria do Santos, então, vamos devagarzinho’, contou Cuca, por telefone, antes de estabelecer sua meta inicial para o Peixe: ‘o meu objetivo é a vaga na Libertadores’.
Será a segunda oportunidade do comandante frente a um grande de São Paulo, já que comandou o tricolor paulistano em 2005, quando montou o time que seria a base da conquista do tricampeonato da Libertadores no mesmo ano, com Autuori no comando.
Assumirá um Santos com o ambiente interno abalado após a conturbada passagem de Émerson Leão. Eliminado da Copa Libertadores e na 14ª posição do Brasilerão, com quatro pontos em quatro jogos, tem a missão de reerguer o clube e tentar leva-lo novamente à conquista da vaga para a competição continental.