Ao empatar com o Náutico, em 2 a 2, na noite desta sexta-feira, no Mineirão, o Cruzeiro, mais uma vez, deixou de somar pontos contra adversários que brigam por posições no lado oposto da tabela em que se encontra. São pelo menos 25 pontos que o time celeste não conseguiu obter jogando contra equipes que brigam ou já brigaram para não cair, dos quais 14 em casa.
Dos quatro clubes que estão na zona de rebaixamento, pelo menos até o término da 31ª rodada, somente o lanterna América-RN, ainda não tirou pontos do Cruzeiro. No fechamento do turno a equipe mineira foi a Natal e ganhou o jogo. O Juventude, vice-lanterna, ao contrário bateu o Cruzeiro duas vezes (3 a 2, no Mineirão, e 1 a 0 em Caxias do Sul).
O Paraná tirou cinco pontos das contas celestes. Derrotou o Cruzeiro, no primeiro turno, no Mineirão, por 4 a 3, e empatou, em Curitiba, em 2 a 2. O Corinthians, que tenta deixar a 17ª colocação, neste sábado, venceu o time de Dorival Júnior, por 3 a 0, no Mineirão, logo na segunda rodada. No returno, o clube mineiro devolveu o placar, em São Paulo.
Como aconteceu com o Náutico, outros clubes, que estão fora da zona de risco, mas ainda não totalmente livres, também tiraram pontos do Cruzeiro. O Figueirense, por exemplo, venceu os dois confrontos, ambos por 2 a 1. Também o Flamengo bateu a equipe cruzeirense por 3 a 1, no Maracanã.
Antes do jogo do São Paulo contra o Fluminense, neste sábado, no Maracanã, a diferença do Cruzeiro para o líder é de 10 pontos, mas pode ir a 13. Além disso, o time celeste pode até ser superado na vice-liderança pelo Santos, que tem um clássico contra o Palmeiras.
O zagueiro Thiago Martinelli, que teve uma entorse no joelho esquerdo, lamentou que o Cruzeiro tenha cedido o empate ao Náutico, por 2 a 2, e mais uma vez em casa, tenha perdido pontos para equipes colocadas na parte de baixo da tabela, que têm sido marcas do time celeste no atual Brasileiro.
“Time que pensa em conquistar o título não pode perder pontos dentro de casa. Mas isso infelizmente aconteceu. Temos de ver o que erramos para poder arrumar para o próximo jogo”, afirmou Thiago, referindo-se ao confronto direto com o líder São Paulo, no Morumbi. Ele já está vetado para essa partida.
O atacante Alecsandro reconhece que o Cruzeiro atuou mal em algumas partidas. “E o time acabou penalizado por não vencer essas partidas e a nossa equipe foi desacreditada por muitos, mas nós jogadores sabemos onde podemos chegar e o Campeonato ainda está em aberto”, enfatizou o artilheiro celeste no Brasileiro, com 10 gols.