Único clube invicto na disputa do Campeonato Mineiro desta temporada, o Cruzeiro deu sequência ao bom momento e encerrou a primeira fase do torneio estadual sem perder nenhum jogo (dez vitórias e um empate). Neste domingo, o time comandado por Marcelo Oliveira triunfou por 2 a 0 sobre o Tupi, no estádio Municipal de Juiz de Fora, e consolidou ainda mais sua campanha na competição regional.
Uma das referências em uma equipe que entrou em campo com alguns de seus destaques poupados, o atacante Dagoberto abriu o placar logo aos cinco minutos de jogo, após passe de Mayke. O centroavante Borges, aos nove minutos da etapa complementar, marcou o segundo gol e deu números finais ao embate.
Com este resultado, o Cruzeiro encerra sua participação na primeira fase na liderança, com 31 pontos, tendo quatro pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, Atlético-MG. O Tupi, por sua vez, fracassou na luta por uma vaga no G-4 e está fora da sequência do torneio, ficando na quinta posição, com 15 pontos.
As primeiras partidas das semifinais serão realizadas no próximo domingo. O Cruzeiro mede forças com o Villa Nova, enquanto o Atlético-MG enfrenta o Tombense. Os rivais da capital terão vantagem de atuar por dois resultados iguais e mandar o segundo jogo. Os duelos decisivos ocorrem em 5 de maio, enquanto as finais estão previstas para 12 e 19 de maio.
O jogo: A lista de desfalques do Cruzeiro para este domingo era grande. Já visando os confrontos da próxima fase, o treinador Marcelo Oliveira poupou o lateral direito Ceará, o volante Leandro Guerreiro, o meia-atacante Ricardo Goulart e o goleiro Fábio. Além disso, o lateral esquerdo Everton e o meio-campista Everton Ribeiro cumpriram suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos e não puderam entrar em campo.
Apesar da ausência de jogadores importantes, o time da capital mineira não enfrentou maiores dificuldades e começou bem o embate. Liderada por atletas como Tinga, Diego Souza, Dagoberto e Borges, a equipe celeste comandou as ações ofensivas do confronto desde o início e precisou de apenas cinco minutos para abrir o marcador.
Ganhando oportunidade entre os titulares, o lateral Mayke desceu em velocidade pelo lado direito e recebeu lançamento de Tinga. O jovem atleta, 20 anos, dominou e cruzou para Dagoberto. O atacante recebeu livre pelo lado esquerdo da área e, com tranquilidade, levou a bola para o meio e chutou de perna direita, sem chances ao goleiro Jordan.
Mesmo em vantagem no placar, o time celeste não diminuiu seu ritmo de jogo e continuou pressionando a equipe da casa. O Tupi, por sua vez, era facilmente envolvido pelo sistema defensivo do Cruzeiro e ainda errava muitos passes quando tentava entrar na área rival. Aos 45 minutos, Dagoberto cobrou falta na cabeça de Bruno Rodrigo, que desviou a bola para o travessão, desperdiçando a última oportunidade do primeiro tempo.
Na volta dos vestiários, o treinador Felipe Surian tentou consertar a falta de criatividade e optou pela entrada do meio-campista Ygor no lugar do lateral direito Thiago Ryan. Apesar da alteração, quem balançou as redes foi novamente o Cruzeiro. Aos nove minutos, Tinga iniciou jogada de contra-ataque que ainda passou por Dagoberto e Egídio antes de chegar aos pés do centroavante Borges, que apenas empurrou para o fundo do gol.
A vantagem construída com os gols de seus atacantes deu tranquilidade ao time celeste. Trocando passes com facilidade no meio-campista, a equipe comandada por Marcelo Oliveira administrou sua vantagem até o final do confronto, ouvia gritos de "olé" e saiu de campo com mais três pontos garantidos no Campeonato Mineiro.