Depois de uma temporada irregular, o Cruzeiro encerrou a sua participação no Campeonato Brasileiro com uma vitória, de virada, por 3 a 1, sobre o Botafogo, na tarde deste domingo, no Mineirão. Léo Silva, Francismar e Ferreira marcaram para a Raposa. Juninho para os cariocas. Com o resultado, a equipe celeste assegurou a sua participação na Copa Sul-Americana de 2007. Os cariocas, apesar da derrota, também vão participar da competição.
O jogo – Precisando de pelo menos um ponto para garantir a vaga na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro iniciou a partida demonstrando um pouco mais de disposição que o Botafogo. Porém, errando muitos passes, a Raposa, com vários desfalques, não conseguia chegar com perigo ao gol do goleiro Júlio César. Classificado para a competição sul-americana, a equipe carioca marcava forte e tentava surpreender o adversário nos contra-ataques.
Diante da estratégia inicial escolhida pelas duas equipes, o Botafogo levava vantagem. Jogando nos contra-ataques e marcando forte no meio de campo, o time carioca saía rápido para o ataque e criava mais oportunidades. Na primeira, aos 13min, o atacante Jefferson, revelado pelo Cruzeiro, foi lançado na área e passou por Fábio. Porém, adiantou muito a bola e, já sem ângulo, chutou para fora com o gol vazio.
Melhor na partida, o Botafogo pressionava o Cruzeiro em busca da abertura do placar. Sem conseguir impor seu futebol em casa, a Raposa acabou cedendo o primeiro gol. Aos 31min, Wando avançou pela esquerda e foi derrubado por Michel na intermediária. Na cobrança, Juca rolou para Juninho que acertou o canto de Fábio para fazer Botafogo 1 a 0.
Os cariocas não tiveram tempo nem de comemorar. Na saída de bola, o Cruzeiro conseguiu uma falta na entrada da área do Botafogo. Aos 33min, Léo Silva partiu para a cobrança e conseguiu empatar a partida por 1 a 1, aliviando os nervos do torcedor, que vaiou a equipe e criticou o técnico Oswaldo de Oliveira até o intervalo.
Na segunda etapa, as duas equipes voltaram com as mesmas formações. Porém, ao contrário do primeiro tempo, quando foi dominado, o Cruzeiro passou a ter mais iniciativa na partida. Tanto que, logo nos primeiros minutos, conseguiu o gol da virada. Aos 03min, o jovem Francismar, em jogada individual, arrancou desde o meio de campo, passou por dois marcadores e tocou na saída de Júlio César para fazer Raposa 2 a 1.
Com a virada do Cruzeiro, a partida passou a ficar mais aberta, com o Botafogo buscando o gol de empate. E a equipe carioca quase conseguiu o empate. Aos 14min, mesmo sem ângulo, Joilson arriscou o chute. A bola desviou em Leandro Bomfim e quase enganou Fábio, que conseguiu se recuperar.
Com a vantagem no placar, o Cruzeiro recuou. Com mais espaços, o Botafogo partiu para o ataque, ampliando a pressão. E, aos 24min, o lateral Michel, que já havia recebido o cartão amarelo na primeira etapa, cometeu falta em Bill e foi expulso. A equipe carioca, que vinha melhor, passou a jogar com um homem a mais. Porém, apesar da vantagem numérica, os cariocas não conseguiam chegar com eficiência ao gol da Raposa que, aos 45min, ainda fez o terceiro na cabeçada de Ferreira.