O sonho do título do Campeonato Brasileiro ficou distante para o Cruzeiro. Porém, a Raposa ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores e precisa acabar com a seqüência de maus resultados em casa diante do Atlético-PR, neste sábado, às 18h10 (de Brasília), no Mineirão. O Furacão quer manter a boa fase e enxerga nos mineiros um adversário direto por uma vaga na competição sul-americana.
O técnico Dorival Júnior sinalizou durante a semana com a entrada de Kerlon no meio-campo, substituindo Wagner. O jovem jogador espera finalmente poder começar entre os titulares. “Caso eu seja titular, eu não terei só 15 minutos para resolver alguma coisa, mas 90. É um tempo para cadenciar o jogo, não ter uma correria às vezes desnecessária”, afirmou o autor do drible da foca.
Outra novidade pode ser o retorno de Jonathan, recuperado de contusão. Entretanto, como a parte física ainda está abaixo do esperado, a solução de Dorival pode ser a improvisação do meia Maicosuel na lateral direita. De qualquer forma, o treinador cruzeirense somente vai liberar a escalação pouco antes da partida decisiva.
A Raposa não vence há cinco rodadas e o treinador não titubeou ao fazer mudanças. Além de Wagner, outro ídolo a perder posição foi o atacante Roni, que ostentava a tarja de capitão da equipe. O jovem Guilherme, ídolo da torcida, ocupará o seu lugar. Na terceira colocação com 53 pontos, a meta na Toca é retomar os tempos de vice-líder.
Pelo Furacão, dono de 45 pontos e brigando por uma vaga na Copa Sul-americana, o técnico Ney Franco conta mais uma vez com o entrosamento da zaga no esquema 3-5-2. Há quatro partidas sem tomar gols, os paranaenses esperam sair do Mineirão com três pontos ganhos para poder continuar sonhando com uma vaga na Copa Sul-americana. E diante de um adversário direto, o treinador quer usar até mesmo o fator psicológico.
‘O Cruzeiro vem se destacando nesse Brasileiro por ser uma equipe ofensiva. Dessa forma, eles estão conseguindo se manter no topo da tabela, pois ficaram o tempo todo entre os líderes. Mas, trabalhamos bem durante a semana e estamos preparados para enfrentá-los neste sábado’, afirmou o técnico, que quer usar a torcida adversária e a má fase da Raposa para pressionar.
E para isso, Franco contará com o retorno do goleiro colombiano Viáfara, que ficou de fora da vitória sobre o América-RN com dores na coxa. No banco de reservas, Alex Mineiro, afastado desde o primeiro turno para se recuperar de uma cirurgia, será a grande novidade, podendo ser utilizado no segundo tempo da partida.
A preocupação com a entrada de Kerlon existe pelo lado rubro-negro, mas o capitão Claiton promete que a resposta para um possível drible do meia será com lealdade. “Se ele entrar teremos que marcá-lo, com a bola no chão ou na cabeça. Mas são vários jogadores habilidosos então não pensamos exclusivamente no Kerlon. Tem que evitar que ele levante a bola, não vamos dar porrada, nada disso”, finalizou.