Sem Mano Menezes, que deixou o Cruzeiro neste domingo para comandar o Shandong Luneng, da China, o Cruzeiro deve anunciar, já nesta semana, o seu novo treinador para a próxima temporada. É o que garante o diretor de futebol do clube, Thiago Scuro.
De volta da Itália, o dirigente confirmou que iniciou conversas com o holandês Clarence Seedorf, para que o ex-jogador seja o técnico do Cruzeiro em 2016. Scuro também deixou claro que o clube celeste também possui outros nomes em pauta e enfatizou a importância de o Cruzeiro ser ágil na contratação de seu novo comandante.
“Iremos trabalhar toda essa filosofia, identidade que o clube vem construindo de forma muito profunda nos últimos meses. Esse processo passa por conversar com alguns treinadores que a gente entende que possam ter ideias similares e isso passou sim por uma conversa com o Seedorf, não só com ele, mas com outros profissionais também. Precisamos de um líder que gerencie todas as áreas que estão em volta dos atletas. Muito mais que um rótulo, o histórico ou um grande nome, o Cruzeiro busca um profissional que tenha conhecimento e habilidade para liderar esse processo”, colocou o dirigente.
“Nós temos a ambição de que essa decisão seja rápida, até porque o nosso planejamento já está em andamento e muita coisa já está caminhando. Não é pressa, mas sim uma agilidade. O processo já está amadurecido, porque estamos trabalhando há alguns dias com a possibilidade de perder o Mano Menezes e isso fez com que nós nos organizássemos antecipadamente. Então, o torcedor pode esperar nesta semana, não só a definição do treinador, mas da comissão técnica e de qual modelo o Cruzeiro iniciará 2016”, acrescentou.
Apesar de ter conversado com diversos profissionais, como Clarence Seedorf, Thiago Scuro, no entanto, garante não ter apresentado uma proposta para nenhum treinador. Segundo o diretor, os nomes trabalhados serão analisados durante esta semana pela diretoria para que uma decisão seja tomada.
“Nenhuma proposta foi feita a nenhum profissional com os quais nós conversamos e agora, no decorrer da semana, nós iremos conversar e analisar. A decisão vai passar muito pela sinergia que o profissional tiver com aquilo que o Cruzeiro já construiu. Não podemos jogar fora tudo que fizemos até agora, porque acreditamos que esse é o futuro do futebol mundial”, colocou Scuro, que enfatiza que a troca no comando técnico não irá influir na política de contratações já traçadas pelo clube para 2016.
“Sobre especulações em torno de jogadores, não falamos publicamente, por causa da necessidade. O mapeamento de mercado e as contratações são algo que a gente está trabalhando há três meses e isso não tende a ser alterado em função do treinador. O técnico vai ter acesso a essas informações e entender porque que tais decisões foram tomadas. O departamento de análise de desempenho e scout já está trabalhando nisso há muito tempo e não faz sentido a gente não dar continuidade a esse processo. Então, as contratações não sofrem nenhuma mudança por causa da mudança de treinador”.