Santos e Cruzeiro entram em campo, hoje, às 17 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro, com pensamentos distintos. Enquanto o Peixe já está classificado para a próxima Copa Sul-americana e apenas cumpre tabela nesta que é a última rodada do Campeonato Brasileiros, a Raposa busca uma vitória para, quem sabe, conquistar uma vaga na Copa Libertadores da América 2010.
Mas para que isso aconteça, além de derrotar os santistas, os mineiros precisam torcer para que São Paulo ou Palmeiras, que enfrentam Sport e Botafogo, respectivamente, sejam derrotados.
E, em meio aos interesses destes clubes, está o Alvinegro Praiano. Durante a semana, inclusive, cogitou-se a possibilidade de que a equipe jogasse com seus reservas, antecipando as férias de boa parte do elenco, visando à próxima temporada.
No entanto, o técnico Vanderlei Luxemburgo descartou essa possibilidade e irá escalar o time principal diante do Cruzeiro. As exceções ficam por conta do zagueiro Adaílton, expulso contra o Avaí, que cumpre suspensão automática e o lateral esquerdo Léo, que com um edema na planta do pé direito, não encara a Raposa. Na zaga, Edu Dracena irá começar atuando no Santos, pela primeira vez. Na ala esquerda, Triguinho recebe nova oportunidade do treinador.
"Não temos porque dar férias aos jogadores. Nós não fizemos por merecer. Na minha visão, com a campanha que fizemos (11º colocação, com 49 pontos), dar férias ao grupo seria premiar o insucesso. Se tivéssemos classificados para a Libertadores, sem chances de título, eu poderia dar férias, pois aí seria um processo natural, pensando no ano seguinte", disse Luxa.
Já o Cruzeiro vive um verdadeiro jejum diante de Vanderlei Luxemburgo: são 7 derrotas, 3 empates e apenas uma vitória, desde 2004. Para quebrar esse tabu, o técnico Adílson Batista resolveu blindar o grupo e adotou a tática do mistério para tentar dificultar um pouco mais o trabalho do rival.
Ficha Técnica:
Santos – Felipe; Pará, Eli Sabiá, Edu Dracena e Triguinho; Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Madson e Paulo Henrique Lima; Neymar e Kléber Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Cruzeiro – Fábio; Jonathan (Elicarlos), Leonardo Silva, Cláudio Caçapa e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Leandro Lima (Jonathan); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Técnico: Adílson Batista.