Dois favoritos à conquista do Campeonato Brasileiro 2008, Cruzeiro e São Paulo, fazem, neste domingo, às 16h, no Mineirão, o principal duelo da oitava rodada. Enquanto o time mineiro está na briga pela liderança, o tricolor paulista, invicto há seis jogos na competição, vem embalado por três vitórias seguidas.
Com 100% de aproveitamento no Mineirão – quatro vitórias, sobre Botafogo, Santos, Vasco e Figueirense -, o Cruzeiro ocupa o terceiro lugar na tabela, mas tem os mesmos 16 pontos do líder Flamengo e do vice-líder Grêmio. A diferença está no saldo de gols. Por isso, uma vitória neste domingo o mantém no topo do Brasileirão.
Com 12 pontos, sendo nove deles conquistados nas três rodadas anteriores, o São Paulo almeja entrar no G-4 (grupo dos quatro melhores na tabela, que garantem vaga na Copa Libertadores) e se aproximar mais dos líderes. Atual bicampeão brasileiro, o tricolor paulista passa por momento de ascensão.
Depois de perder na estréia para o Grêmio, por 1 a 0, no Morumbi, o São Paulo não foi mais derrotado. Foram três empates seguidos, com Atlético-PR, Coritiba e Santos, ainda numa fase titubeante do time paulista. Em seguida, veio a seqüência de três vitórias, sobre Atlético-MG (5 a 1), Flamengo (4 a 2) e Sport (1 a 0).
O Cruzeiro, que se recuperou da goleada para o Palmeiras, chega motivado depois de vencer o Figueirense, por 3 a 0, no Mineirão, na rodada passada, e se reabilitar na competição. Além de ter somado 100% dos pontos em casa, a defesa celeste não foi vazada jogando no Mineirão.
O técnico Adilson Batista poderá contar com a volta dos volantes Ramires e Charles, que desfalcaram o time diante o Figueirense por causa de amistoso da seleção brasileira olímpica. Mas não terá o zagueiro Thiago Heleno, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Leo Fortunato é o mais cotado para substituí-lo.
Outro que não joga é o lateral-esquerdo Jadílson, que foi emprestado pelo São Paulo com a condição de que o Cruzeiro não o escalasse o jogador nos confrontos com o time paulista. O meia Marquinhos Paraná deve ser improvisado na posição.
No São Paulo, o técnico Muricy Ramalho volta a contar com o zagueiro Alex Silva e o volante Hernanes, que estavam na seleção brasileira. O treinador promoveu uma mudança, na lateral direita, com a entrada de Joílson no lugar de Jancarlos.
Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Leo Fortunato, Espinoza e Marquinhos Paraná; Fabrício, Charles, Ramires e Wagner; Weldon e Guilherme
Técnico: Adilson Batista
São Paulo
Rogério Ceni; Miranda, André Dias e Alex Silva; Joílson, Zé Luís, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Borges e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho