O Cruzeiro confirmou, na manhã desta segunda-feira, o empréstimo do atacante Joel ao Santos até o final de 2016. Durante o período que o camaronês estiver na Vila Belmiro, a diretoria santista irá arcar com 100% dos salários do jogador de 22 anos.
Joel foi contratado na temporada passada pelo Cruzeiro, que pagou R$ 2,5 milhões ao Londrina por 50% dos direitos econômicos do atacante. Com contrato até 2020 com o clube celeste, o camaronês conviveu com lesões em 2015 e não se firmou na equipe mineira, marcando três gols em 26 jogos.
Além de propiciar novos ares ao atacante africano, o empréstimo de Joel – assim como do lateral chileno Eugenio Mena, cedido ao São Paulo –, serve para abrir espaço para a chegada de mais um estrangeiro ao Cruzeiro. De acordo com o Regulamento Geral das Competições da CBF, os clubes brasileiros podem relacionar no máximo cinco jogadores gringos por jogo, de forma que o time mineiro, que agora possui quatro atletas de fora do país – os argentinos Pisano, Juan Sánchez Miño e Ariel Cabral, e o uruguaio De Arrascaeta – tem a possibilidade de anunciar um novo “forasteiro” para seu plantel.
O principal nome buscado pela diretoria para ocupar a quinta vaga para estrangeiros no elenco celeste continua sendo do colombiano Gustavo Cuéllar. A contratação do volante, contudo, segue dependendo de um acerto entre o Junior Barranquilla-COL, onde o jogador está emprestado, e o Deportivo Cali-COL, atual dono dos direitos econômicos do atleta.