Dono de uma grande campanha no Campeonato Brasileiro, o Grêmio foi surpreendido na noite desta terça-feira, pelo Criciúma, em plena Arena. Na primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil, o Tigre venceu os gaúchos por 1 a 0 e largou em vantagem na briga por uma vaga nas oitavas de final. O jogo encerrou uma série de 16 jogos do Grêmio sem perder em sua casa.
Muito bem postado em campo, o Criciúma encarou o Grêmio no primeiro tempo. Chegou ao seu gol aproveitando um erro do time da casa e tratou de segurar a vantagem na etapa final. A ansiedade do time de Roger Machado na busca pelo empate ajudou os catarinenses na busca do triunfo.
Para o jogo da próxima terça, no Heriberto Hülse, o Criciúma pode empatar por qualquer placar que garante a classificação. Ao Grêmio, resta uma vitória, desde que não seja por 1 a 0, pois este placar leva à disputa por pênaltis. No fim de semana, ambos jogarão pelo Brasileiro. Na Série A, o Tricolor visita o Flamengo no Maracanã. Na B, o Tigre recebe o Bahia. Os dois jogos serão no sábado.
O jogo– Quem esperava uma dominação completa do Grêmio em função de sua boa campanha no Brasileiro, viu no Criciúma uma bela surpresa. Muito bem montada, a equipe catarinense encarou o Tricolor de igual para igual na Arena. O time gaúcho chegou com perigo aos quatro minutos, em falta levantada por Douglas que Luan cabeceou com perigo. O Tigre, porém, chegou bem duas vezes a seguir, em chutes perigosos de Juba e Lucca.
Aos 22, o Grêmio chegou ao gol, mas a arbitragem anulou equivocadamente. Pedro Rocha, o autor do tento, estava na mesma linha da zaga na hora do passe de Luan. O Criciúma, sem perigoso, respondeu em dois chutes de fora da área de Rodrigo Andrade, um para fora e outro defendido por Marcelo Grohe. Aos 33, o time catarinense chegou ao gol jogando no erro gremista: Geromel saiu jogando mal, Paulo Sérgio aproveitou e cruzou para Lucca fazer de cabeça.
Com a desvantagem no placar, o Grêmio encurralou o Criciúma antes do intervalo, perdendo várias chances. Aos 42, Geromel bateu cruzado em tentativa de Douglas. Na jogada seguinte, Pedro Rocha recebeu cara a cara e soltou bomba para espalmada de Luiz. Aos 44, Luan bateu fraco e o goleiro catarinense pegou. Nos acréscimos, Giuliano foi travado quando tinha a chance de concluir dentro da área.
A esperada pressão inicial do Grêmio no segundo tempo não ocorreu. Ao contrário, o Criciúma é que quase marcou: aos seis minutos, Wellington bateu colocado da entrada da área e Marcelo Grohe espalmou. Na cobrança do escanteio, Adalberto cabeceou livre e Marcelo Hermes tirou em cima da linha. O lateral gremista teve boa chance aos nove, chutando na rede pelo lado de fora.
Foi com a saída de Douglas para a entrada de Fernandinho que o time gaúcho começou a pressionar. Aos 14, Giuliano tabelou com Luan e deixou Marcelo Hermes na cara do gol. Ele bateu cruzado, raspando a travessão. Aos 20, Maicon achou Fernandinho livre na área, mas o chute saiu mascado. Aos 24, Pedro Rocha arriscou de longe e a bola raspou o travessão.
A partir daí, o Grêmio foi se precipitando, e as chances diminuindo. Aos 34, o Criciúma quase matou o jogo: em contragolpe, Lucca achou Paulo Sérgio livre na pequena área, mas ele chutou por cima, perdendo grande chance. Aos 44, o lateral Galhardo perdeu a chance do empate, batendo por cima dentro da grande área.