Em aquecimento para a decisão da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, o Coritiba não deu chances ao Vasco e goleou o time carioca, por 5 a 1, no Couto Pereira, na terceira rodada do Brasileirão. O atacante Anderson Aquino, que não jogará neste meio de semana por estar suspenso, marcou três vezes. Tcheco e Maranhão completaram para o time coxa-branca, enquanto Elton descontou.
O revés marcou o fim de uma sequência de 20 jogos sem derrotas do time da Colina: a última havia acontecido ainda no Campeonato Carioca, para o Macaé, por 3 a 1, no dia 4 de março.
Agora, as equipes voltam a se encontrar, também no Couto Pereira, nesta quarta, valendo o título na Copa do Brasil. No primeiro jogo, realizado em São Januário, o Vasco venceu por 1 a 0 e tem a vantagem do empate na decisão.
No Brasileirão, os times jogam apenas no próximo final de semana. No sábado, às 21 horas (de Brasília), o Vasco enfrenta o Figueirense no estádio São Januário, enquanto o Coxa tenta nova vitória contra outro carioca: o Botafogo, no estádio Engenhão.
O JOGO – O Coxa iniciou o jogo em um ritmo alucinante. Aos dois minutos de jogo, Anderson Aquino avançou pelo lado direito e cruzou para a área. O zagueiro Jomar falhou, e o meio-campista Tcheco chutou no canto direito de Fernando Prass, abrindo o placar para a equipe da casa.
Pouco depois, Marcos Paulo fez bom lançamento para o atacante Leonardo, que invadiu a área pela esquerda e cruzou. Aquino, bem posicionado, marcou o segundo gol coxa-branca na partida.
O Vasco parecia sonolento e tinha dificuldades para conseguir atacar. Assim, o Coritiba seguiu em cima e aos 14 chegou ao terceiro gol. Maranhão roubou a bola pela direita e cruzou rasteiro para Anderson Aquino deixar mais um. Apenas depois disso o time da Colina conseguiu criar uma chance de perigo.
Leandro chutou e houve um desvio no zagueiro da Coxa. A bola bateu na trave e voltou para o meio da área. Novamente Leandro chutou, mas desta vez Vanderlei fez grande defesa, para evitar o primeiro do Vasco.
Fulminante nos seus ataques, o Coxa marcou na sequência. Leonardo disparou pela esquerda e cruzou para trás. Anderson Aquino, com tranquilidade, tocou no contrapé de Fernando Prass, marcando o quarto gol coxa-branca, seu terceiro na partida.
A ampla vantagem fez com o que a equipe paranaense diminuísse o ritmo e mantivesse a posse de bola. Com isso, a torcida do Coritiba, ainda na primeira etapa, começou com os primeiros gritos de "Olé", enquanto via sua equipe tocar a bola no meio de campo.
Na etapa final, o Coxa começou com ritmo mais devagar, mas não era incomodado pelo Vasco. Aos 15 minutos, Anderson Aquino saiu para dar lugar a Geraldo, sob muitos aplausos da torcida.
Pouco depois, a torcida teve outro motivo para aplaudir. O lateral Maranhão invadiu a área pelo lado direito e bateu firme, sem chances para Fernando Prass, marcando o quinto. Desta vez, porém, o Vasco logo conseguiu dar a resposta. Bernardo cobrou falta na ponta esquerda. Elton fez o domínio, girou na pequena área e bateu firme, descontando para o Vasco.
O jogo voltou a ficar morno e o Coxa voltou a levar perigo apenas aos 31 minutos. Triguinho, que voltou a jogar depois de alguns meses recuperando-se de uma fratura, cruzou na cabeça de Leonardo, que cabeceou para grande defesa de Fernando Prass.
A partir disso, o Vasco passou a tocar mais a bola, gastando o tempo. O Coritiba também não tinha mais interesse em pressionar o Cruz-maltino, e, assim, os últimos minutos de jogo foram sem grandes emoções. Agora, os times começam a pensar na decisão da Copa do Brasil, uma conquista inédita para os dois.