A 17ª Corrida Homens do Mato, realizada hoje, reuniu mil atletas profissionais e amadores de Mato Grosso. Homens e mulheres de todas as idades acordaram cedo para fazer o percurso de 10 quilômetros da tradicional prova organizada pela Polícia Militar de Mato Grosso.
Nomes conhecidos do atletismo profissional mato-grossense dividiram o pódio com atletas amadores que se surpreenderam com a própria performance. Foi o que aconteceu na categoria feminina, com Nadir Sabino, 46 anos, que chegou em primeiro lugar, seguida da dona de casa Lucilene Delfino da Silva, 42 anos.
Nadir, que pratica atletismo desde os 11 anos e hoje treina jovens mato-grossenses, fez a prova em 40 minutos e 45 segundos, enquanto Lucilene cruzou a faixa da chegada com o tempo de 43min e 13seg. Ela não se define nem como atleta amadora, diz que é mais dona de casa, mãe e esposa e que não tem muito tempo para treinar.
O terceiro lugar, com 43min e 54seg, foi conquistado por Elaine de Paula Vieira, 40 anos. Lenir Antônio de Ceni e Cláudia Andrade ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente.
O vencedor da categoria masculina foi Urias Yostaque de Lima, 36 anos, com o tempo de 32min e 23seg. Nome conhecido do atletismo no Estado, Urias comemorou muito essa vitória. Ele disse que ficou seis anos sem competir por causa de uma lesão no quadril. Seu retorno foi na Corrida dos Reis de 2013, conquistou o 7º lugar, melhor colocação entre os mato-grossenses na competição.
Logo atrás de Urias, chegaram Fernando da Silva, 36, que fez o percurso em 32 min e 59 seg, e Alexandre Bispo da Costa, 34 anos, com 34min e 56seg. Os três praticam atletismo há décadas e somam dezenas de títulos, porém por questões financeiras precisam conciliar 40 horas semanais de trabalho com os treinos. Urias é padeiro, Fernando trabalha como auxiliar de almoxarifado, enquanto Alexandre é operador de caldeira.
Outras manifestações de amor e superação pelo esporte vieram dos atletas com deficiência e da ‘melhor idade’, aqueles que já passaram dos 60 anos. Entre as pessoas com deficiência os primeiros colocados foram Odair Lopes e Antônio Medeiros.
Na categoria feminina, faixa dos 65 anos ou mais, as vencedoras foram Carmelita Cruz e Maria do Carmo Lara. No masculino os três primeiros colocados forma: Jamil Genésio de Moraes, Pedro Pereira Neto e Antônio João Gomes.
Aos 70 anos, Gomes, sargento aposentado da PM-MT, celebrou mais que o terceiro lugar no pódio. “Correr melhorar a saúde e nos mantém com disposição”, diz, revelando que nem o filho dele, que tem menos de 40 anos, o alcança nas competições. “Minha pressão arterial é 12×8 e o nível do diabetes não passa dos 100”, reforça.
O comandante geral da PM-MT, coronel Zaqueu Barbosa, acompanhou a corrida e participou da entrega de medalhas aos atletas. Ele diz que para a Polícia Militar é uma satisfação promover a Corrida Homens do Mato, um evento que eleva o nome da instituição e proporciona a interação com a comunidade pela prática do esporte, atividade com benefícios comprovado à saúde.