Cinco corredores estrangeiros estão entre os atletas de elite que disputam a 29ª Edição da Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que será no próximo dia 12. Dois são do Quênia, dois da Etiópia e um do Bahrain, pequeno país localizado na região do Golfo Pérsico. Eles integram o pelotão que tentará vencer o percurso de 10 quilômetros em tempo menor do que no ano passado, quando o percurso foi feito em 29 minutos e 34 segundos, na categoria masculina, e em 35 minutos e 9 segundos, na categoria feminina.
A corrida é organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e integra o calendário de comemoração do aniversário de 296 anos de Cuiabá. A largada será no Parque Mãe Bonifácia, assim como a chegada. Estão inscritos cinco mil competidores. Eles disputam nas categorias atletas com deficiências, elite (feminina e masculina) e atletas categoria geral.
A atleta queniana EdnahMukwhana já está treinando em São Paulo e o seu compatriota Jacob Kemboi Kiprotichcame deve chegar ao Brasil, diretamente em Cuiabá, no dia 10. Neste mesmo dia devem chegar à Capital mato-grossense o corredor Tsegaye Getachew Tadese e a corredora Tewabech Yemenu Demse, ambos da Etiópia, e o atleta Birhanu Yemataw Balew, do Bahrain. Estes atletas têm no currículo vitórias importantes nos últimos dois anos tanto no exterior como no Brasil.
Além destes atletas procedentes de três países, a competição deste ano irá reunir representantes de 12 Estados, dentre eles, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Amazonas. Competidores de 20 municípios de Mato Grosso também vão disputar a corrida. Segundo o diretor de Esporte e Lazer, João Nery Chiroli, a procura por inscrições foi tão grande este ano, que no dia 24 tiveram que ser encerradas.
Atrativos
“As inscrições foram abertas ao meio dia do dia 18 [quarta-feira] e prosseguiria até o dia 29. Mas tivemos que fechar já nesta terça-feira, 24, porque o número de inscritos já havia chegado a 5 mil”, explicou Chiroli.
Para ele, a Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá desperta grande atenção e é uma das mais atrativas na atualidade, seja pela organização da prova e ainda pela premiação, que oferece para o primeiro lugar, nas categorias masculina e feminina, troféu e mais R$ 8 mil.
Entre os brasileiros, quem tem grande chance de fazer frente aos estrangeiros, é o vencedor da corrida no ano passado, Wellington Bezerra da Silva, de Barueri (SP), que fechou a corrida com o tempo de 29 minutos e 53 segundos.