Uma falha inesperada e inacreditável do volante Chico no setor defensivo do Coritiba complicou a situação da equipe na Copa Sul-Americana na noite desta terça-feira. Após erro do jogador, o Itagui Ditaires, da Colômbia, marcou gol e definiu a surpreendente vitória por 1 a 0 no confronto de ida das oitavas de final, em partida que terminou com muitos protestos da torcida alviverde.
Fazendo campanha instável no Campeonato Brasileiro – é 12º colocado e não vence há quatro jogos -, o time foi muito criticado a partir do segundo tempo, principalmente o técnico Marquinhos Santos, que ouviu gritos de "burro" e cobranças por sua demissão. A torcida encerrou a partida cantando "vergonha, vergonha" no Estádio Couto Pereira, em Coritiba.
Coritiba e Itagui só se enfrentam novamente em exatamente um mês: em 24 de outubro, uma quinta-feira. O confronto está marcado para o Estádio Metropolitano Ciudad de Itagui, na Colômbia, às 22h50 (de Brasília). Para se classificar, o Coritiba precisa de vitória por um gol de diferença, desde que marque pelo menos duas vezes – os tentos anotados fora são critério de desempate. Se repetir o 1 a 0, o confronto vai para os pênaltis. O Itagui vai jogar pelo empate.
O Coritiba começou bem e quase marcou aos 5min: Jânio chutou forte de fora da área, e o goleiro Cabral salvou; no rebote, Victor Junior acertou finalizou quase sem ângulo, mas o arqueiro evitou mais uma vez. Aos 31min, Bonfim desviou de cabeça e só não abriu o placar porque um zagueiro da equipe colombiana bloqueou a bola em cima da linha. Apesar disso, a etapa inicial foi de poucas emoções.
Já no segundo tempo, uma falha complicou a situação do anfitrião. Chico recebeu bola na defesa e falhou feio, perdendo o controle e deixando ao alcance de Mena, que tocou cruzado na saída de Vanderlei para abrir o placar para o Itagui Ditaires. O Coritiba, então, precisou sair para o jogo. A pressão começou no Estádio Couto Pereira. O próprio Chico quase empatou aos 11min, após cabeçada em cobrança de escanteio – Cabral espalmou.
Mas aos 21min, o time colombiano voltou a assustar: Quiñones foi acionado na área, mas Vanderlei fez o corte; a bola bateu no jogador colombiano, mas Gil salvou o segundo gol do visitante. O Coritiba foi até o final da partida com boa presença no campo de ataque, mas sem conseguir criar oportunidades reais de gol. Além disso, esteve à mercê dos contra-ataques dos adversários.