O dia e o horário já são de Série A. Às 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira, para atender preferência da Rede Globo, o Corinthians receberá o Bragantino no Pacaembu com a possibilidade de abrir 16 pontos de vantagem em relação ao quinto colocado da Segunda Divisão.
Com 99% de chances de confirmar sua classificação, o Corinthians encara o confronto direto desta quarta-feira como uma decisão. “Não poderia ser diferente. O Bragantino está na quinta posição [caiu para sexto após a vitória do Barueri sobre o Brasiliense] e poderemos ficar ainda mais à frente se vencermos. Estamos muito focados”, disse o técnico Mano Menezes, sempre precavido.
Mano evita fazer projeções sobre a confirmação do retorno de sua equipe à Série A. Na melhor das hipóteses, contando com uma vitória diante do Bragantino, o acesso poderá ser ratificado contra o Santo André de Marcelinho Carioca, dia 11 de outubro, no Pacaembu. “Vamos deixar as coisas acontecerem naturalmente”, concordou o atacante Dentinho.
O Bragantino também sonha com a elite do futebol nacional. Para tanto, conseguiu a impressionante reação de seis vitórias em seus seis últimos jogos. “É uma equipe perigosa, que vem bem no campeonato e marca bastante, como gosta o Marcelo Veiga”, respeitou o volante Cristian, novidade corintiana no Pacaembu.
A estréia do ex-jogador do Flamengo é a alternativa de Mano para as ausências de Fabinho, Nilton e Cássio, todos no departamento médico. Carlos Alberto também se machucou, na vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta, na rodada passada, e foi vetado. O restante da equipe deverá ser o mesmo do jogo anterior.
A surpresa poderia ser o retorno do meia Lulinha, livre de suspensão. Mas Mano aprovou o novo quarteto ofensivo do Corinthians, formado por Douglas, Morais, Dentinho e Herrera, e dificilmente deverá sacar um dos jogadores. “Vamos deixar esse pepino para o Mano, que é melhor”, sorriu Dentinho.
No Bragantino, a única mudança deverá ser a entrada do zagueiro Gustavo no lugar de Marcelo Godri, suspenso e impedido de jogar pelo Corinthians, dono de seus direitos federativos. “O grupo está determinado e em boa fase. Acredito que possamos conseguir pelo menos um empate”, apostou o técnico Marcelo Veiga, que concentrou o elenco em Atibaia.
O Corinthians ainda não venceu o Bragantino em 2008. No Campeonato Paulista e no primeiro turno da Série B, o placar de 1 a 1 se repetiu. A equipe do interior paulista conta com dois ex-corintianos em seu elenco, o volante Moradei e o zagueiro Kadu. Apenas o primeiro será titular nesta quarta-feira.