Criticado por suas últimas atuações no Campeonato Paulista (derrotas para Grêmio Prudente e Paulista), o Corinthians exibiu um bom futebol neste domingo e venceu o clássico contra o São Paulo por 4 a 3. A partida foi marcada por uma confusão entre Washington e Dentinho, com os dois jogadores sendo expulsos, e por falhas dos goleiros.
O resultado mantém um jejum são-paulino de três anos sem vitória sobre o Corinthians (o último triunfo tricolor ocorreu em 11 de fevereiro de 2007, 3 a 1 pelo Campeonato Paulista). Além disso, o time do Parque São Jorge mantém suas chances de classificação para a semifinal do Estadual.
O Corinthians volta a campo pelo Campeonato Paulista no próximo domingo, fora de casa, às 16h (de Brasília), contra o Ituano. Antes, na quinta-feira, o time alvinegro recebe o Cerro Porteño no Pacaembu, às 19h15, pela Copa Libertadores.
Durante a semana, o São Paulo tem um desafio pela Libertadores – pega o Monterrey, no México, às 23h50 (de Brasília) da próxima quarta-feira. Já pelo Campeonato Paulista, o time tricolor recebe o Botafogo no domingo, às 16h.
O jogo
O Corinthians começou a partida pressionando, mas a primeira boa chance foi do São Paulo. Aos 5min, Dagoberto e enfiou boa bola para Hernanes, que bateu cruzado e parou na defesa de Rafael. A resposta alvinegra veio dez minutos depois em um lance impressionante.
Após cobrança de escanteio, Paulo André cabeceou na trave e a bola sobrou para Dentinho, que, mesmo com pouco ângulo, novamente acertou o "poste". No rebote, William chutou e Rogério Ceni fez boa defesa. Contudo, três minutos depois o Corinthians conseguiria abrir o placar.
Aos 18min, Dentinho arrancou pela esquerda e achou Ronaldo na entrada da área. O camisa 9 apenas ajeitou para Elias, que, com categoria, bateu no canto esquerdo de Rogério Ceni, fazendo a festa da torcida corintiana no Pacaembu.
Depois de sofrer o gol, o São Paulo tentou sair mais para o jogo e chegou apenas em chutes de longa distância: Hernanes mandou para fora e Cléber Santana exigiu boa defesa de Rafael. O Corinthians diminuiu seu ímpeto, mas conseguiu ampliar a vantagem aos 34min.
Dentinho novamente arrancou pela esquerda e cruzou para área. Ronaldo caiu pedindo pênalti e Miranda tentou afastar, mas a bola sobrou para Danilo, que, de pé direito, acertou o ângulo esquerdo de Rogério Ceni. Na saída de bola, Washington empurrou Dentinho e o corintiano acabou acertando o cotovelo no são-paulino. O camisa 9 tricolor tentou desferir um soco no adversário e caiu em seguida.
O árbitro Wilson Luiz Seneme, então, expulsou Dentinho e Washington. Sangrando, o camisa 9 tricolor deixou o campo revoltado.
Antes do fim do primeiro tempo, aos 42min, o São Paulo conseguiu diminuir a desvantagem no placar. Dagoberto fez jogada pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou para Jean concluir para o gol.
Na volta para o segundo tempo, Ricardo Gomes colocou Fernandinho na vaga de Léo Lima e o São Paulo teve a primeira boa chance, mas Rafael defendeu o chute de Cléber Santana. Contudo, foi o Corinthians que conseguiu marcar mais uma vez.
Aos 7min, Roberto Carlos cobrou falta com força e contou com uma falha de Rogério Ceni para marcar seu segundo gol com a camisa do Corinthians. Depois do gol, o time alvinegro recuou e viu Fernandinho levar perigo à meta de Rafael, mas a bola foi para fora.
Em resposta, o Corinthians chegou com Danilo. O camisa 10 aproveitou uma falha da zaga tricolor e bateu para o gol, mas Rogério Ceni fez grande defesa. Logo em seguida, o goleiro são-paulino voltou a aparecer ao impedir mais um gol de Roberto Carlos.
O duelo entre o lateral esquerdo e o goleiro tricolor teve sequencia aos 27min, com nova defesa de Rogério Ceni. Dois minutos depois, o São Paulo chegou ao segundo gol.
Pela esquerda, Hernanes cobrou falta e foi a vez do goleiro corintiano, Rafael, falhar e deixar a bola nos pés de Rodrigo Souto, que só completou para o fundo do gol.
O tento animou o São Paulo, que não demorou para chegar ao empate em nova falha do goleiro Rafael. Aos 37min, do mesmo lugar onde Hernanes havia cobrado falta, Cicinho ergueu na área, o arqueiro corintiano saiu perdido e Rodrigo Souto cabeceou para deixar tudo igual.
Contudo, aos 46min, Iarley, que havia substituido Ronaldo, bateu cruzado e contou com um desvio para fazer o gol da vitória corintiana.