PUBLICIDADE

Corinthians vence o Racing e garante a classificação na Libertadores

PUBLICIDADE

Objetivo cumprido. O Corinthians assegurou a sua classificação antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores da América com uma vitória por 2 a 0 sobre o Racing, na noite desta quarta-feira, em Montevidéu. O atacante Dentinho e o meio-campista Elias marcaram os gols do confronto.

Com o resultado, o Corinthians manteve a invencibilidade no torneio e passou a somar 13 pontos, não podendo mais ser alcançado por nenhum dos seus adversários do grupo 1. Já o Racing totaliza 7 e ainda briga para avançar à próxima fase como um dos melhores segundos colocados.

Na quinta-feira de 22 de abril, data da última rodada da chave, o Corinthians receberá o Independiente Medellín, no Pacaembu, com a meta de garantir a primeira colocação geral da etapa classificatória. O Racing irá ao Paraguai para enfrentar o Cerro Porteño no mesmo dia.

O jogo – O ambiente hostil, comum em jogos fora de casa da Copa Libertadores da América, não foi visto pelo Corinthians no estádio Parque Central. Pelo contrário. Foi uma dupla de torcedores brasileiros que provocou tumulto antes da partida, ao tentar furtar uma bandeira do Nacional (clube dono do local) em um camarote e ser detida por seguranças.

O jogo começou, e os corintianos fizeram tanto barulho quanto os torcedores do Racing – trata-se de um clube pequeno do Uruguai, em sua primeira participação na Libertadores. Havia muitos espaços vazios nas arquibancadas do estádio. A animação brasileira ficou ainda maior quando, com menos de cinco minutos de partida, os refletores do Parque Central apagaram.

A energia foi restabelecida 15 minutos depois. O atacante Dentinho voltou aceso para o confronto. Discutiu com o uruguaio Ignacio Pallás, provocou outros adversários com dribles e sofreu uma falta dura. Mas não foi contido. Aos 33, acionou o lateral esquerdo Roberto Carlos, que cruzou na área. Pallás afastou, e Dentinho emendou de primeira para as redes.

Em desvantagem no placar, o Racing passou a buscar o empate através de jogadas de bola parada e a ser mais ousado. Martín Cauteruccio exagerou e tentou aplicar um chapéu dentro da área e errou, desperdiçando boa oportunidade. Até então pouco participativo, Ronaldo respondeu para o Corinthians com um chute por cobertura, do meio-campo. A bola saiu por cima do gol.

A torcida do Racing só ganhou um motivo para comemorar no primeiro tempo, no entanto, quando o goleiro Jorge Contreras aplicou um drible sobre Ronaldo. Dentinho ainda voltou a incomodar os uruguaios com dois belos cortes na marcação na ponta esquerda. O cruzamento foi bom, mas o meia Danilo não conseguiu acertar o gol na cabeçada.

Logo no início do segundo tempo, com menos de cinco minutos, Dentinho levou perigo ao Racing outras duas vezes. Primeiro, recebeu a bola de Elias na entrada da área e bateu no canto. Jorge Contreras defendeu com a ponta dos dedos. Em seguida, o atacante clareou e concluiu com força, obrigando o goleiro uruguaio a fazer mais uma boa defesa.

A disposição do Corinthians para atacar acabou pouco depois. A equipe paulista preferiu administrar o resultado positivo, trocando passes no campo de defesa. O Racing, então, partiu para o ataque com Jean Pierre Barrientos no lugar de Jorge Cazulo. Para aproveitar os contra-ataques, Mano Menezes colocou Jorge Henrique e Iarley nas vagas de Ronaldo e Dentinho.

Nenhum dos times assustou muito. O Racing (reforçado por Nicolás López e Alejandro Reyes, substitutos de Héctor Vega e Héctor Hernández) até buscou o gol com insistência, mas sem qualidade técnica. O Corinthians preferiu não se expor. Mano trocou o meia Danilo pelo zagueiro Paulo André para assegurar a vitória. E ainda foi premiado com mais um gol. Aos 42, Jucilei cruzou da direita, e Elias cabeceou para conferir.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE