O Corinthians ganhou pela primeira vez sob o comando de Adilson Batista. Um gol marcado por Elias decretou a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, algoz corintiano na Copa Libertadores da América, na tarde deste domingo, no Pacaembu. O resultado manteve o time paulista na vice-liderança do Campeonato Brasileiro.
Com 28 pontos ganhos, o Corinthians tem apenas um de desvantagem para o Fluminense, que derrotou o Grêmio neste final de semana. Seu próximo adversário será o Avaí, no domingo seguinte, na Ressacada. Ainda com 17 pontos, o Flamengo tentará se recuperar diante do Ceará, sábado, no Maracanã.
O jogo – O Corinthians foi recepcionado com festa em sua primeira partida como mandante desde a chegada de Adilson Batista. Em pé à beira do campo, o treinador logo mostrou o seu estilo ao público. Gesticulava bastante, gritava e empolgava-se com as jogadas de ataque de sua equipe.
Adilson não tinha motivos para se irritar. A estratégia de entrar em campo com três atacantes deu resultado. Dentinho, Iarley e Jorge Henrique movimentavam-se bastante, mantendo a bola no setor ofensivo. A torcida do Corinthians vibrava até com alguns passes errados do trio.
Pelo lado do Flamengo, Zico chamava mais atenção do que os comandados de Rogério Lourenço – mesmo que eles estivessem no gramado com o exótico uniforme azul e amarelo do clube. Como a equipe carioca não atacava muito, os torcedores visitantes preferiram se entreter com a presença do ídolo no Pacaembu.
Não demorou muito para que o Corinthians criasse as primeiras chances de gol. Aos oito minutos, Jorge Henrique fez bela jogada pela esquerda, invadiu a área e rolou para Elias chutar para fora. Pouco depois, Jucilei recebeu cruzamento de Alessandro e apareceu na pequena área, à frente de Marcelo Lomba. O goleiro defendeu.
A pressão do Corinthians diminuiu aos 20 minutos, quando Dentinho reclamou de contusão na coxa após uma disputa de bola com Juan. Adilson Batista abriu mão do esquema tático mais ofensivo para colocar o volante Paulinho no lugar do prata da casa. Alguns torcedores ficaram contrariados.
Ainda que sem o mesmo ritmo, o Corinthians continuou a tirar proveito dos espaços abertos pelo Flamengo nas laterais do campo. Aos 26, Jorge Henrique caiu dentro da área em uma dividida com Leonardo Moura e pediu o pênalti. O árbitro Heber Roberto Lopes ignorou. "Eu estava na cara do gol. Não cairia à toa", protestou o atacante.
Cerca de dez minutos depois de vaiar a arbitragem, contudo, a torcida do Corinthians se manifestou para comemorar. Aos 38 minutos, Elias recebeu a bola de Jucilei, avançou até a entrada da área e arrematou no canto para abrir o placar. O Flamengo ainda esboçou uma reação no final do primeiro tempo, mas sem contundência.
Para reagir na etapa complementar, o time visitante prometia explorar as jogadas aéreas. "Assistimos a algumas partidas e sabemos que a deficiência do Corinthians é essa", avisou o atacante Val Baiano, antes de descer para o vestiário. Do outro lado, os comandados de Adilson Batista deixavam o gramado sorridentes.
O Flamengo realmente pressionou o Corinthians no início do segundo tempo, embora não tenha levantado muito a bola na área. Aos poucos, no entanto, os mandantes voltaram a participar do jogo. Tanto que Rogério Lourenço trocou Kléberson e Cristian Borja por Michael e Vinícius Pacheco.
O Corinthians passou a jogar nos contra-ataques, sendo mais incisivo. Elias teve duas boas chances para marcar, mas errou as conclusões. Adilson Batista tentou dar mais criatividade à sua equipe na sequência, com Defederico no lugar de Iarley. Já o Flamengo sacou Petkovic para a entrada de Diego Maurício.
Como os visitantes se expuseram demais no final do jogo, o Corinthians teve diversas chances para sacramentar a vitória em contra-ataques. Não foi preciso – até porque Julio Cesar se saiu bem quando foi exigido pelo Flamengo. O gol de Elias já era suficiente para garantir a revanche no reencontro após as oitavas de final da Libertadores.