A festa corintiana de campeão da Série B veio com quatro rodadas de antecipação e reafirmou toda a superioridade do clube na competição. Na tarde deste sábado, o Timão sobrou no confronto contra o Criciúma, venceu por 2 a 0 e ainda contou com a ajuda do Avaí, que tropeçou diante de um adversário já rebaixado para a terceira divisão, o CRB.
Durante toda a semana, os corintianos evitaram falar na conquista da Série B em Criciúma. A ordem era fazer o dever fora de casa e esquecer o resultado do Avaí. Afinal, até o simples empate do time catarinense era improvável na capital alagoana. O troféu será entregue no próximo sábado, diante do Vila Nova, no Pacaembu.
Com o título e a volta para a elite garantidos, o Corinthians alcançou os 76 pontos na competição. Já o Criciúma segue na zona de rebaixamento, em situação complicada, com apenas 36.
Na próxima rodada, o Corinthians permanece na região Sul do país para enfrentar o Juventude, em Caxias do Sul, na quarta-feira. Um dia antes, o Criciúma tem um confronto direto para fugir da Série B diante do Marília, no interior paulista.
O jogo: Empolgado com a visibilidade de enfrentar o Corinthians, o Criciúma iniciou a partida com o domínio das ações. Mas logo o Timão colocou em prática sua melhor qualidade e proporcionou o primeiro susto ao rival. Aos nove minutos, Herrera perdeu uma chance na pequena área, sem goleiro.
A superioridade corintiana seguiu na seqüência da partida. Aos 11 minutos, Chicão obrigou bela defesa de Vinicius em cobrança de falta da meia direita. Pouco depois, Douglas recebeu passe de Elias e, na cara do gol, mandou por cima.
Desta forma, o gol saiu com naturalidade. Aos 23 minutos, André Santos cobrou falta da meia esquerda, Vinicius falhou na saída de sua meta e Chicão apareceu para cabecear para o fundo das redes. Vantagem corintiana com justiça.
Soberano em campo, o Corinthians administrava o jogo sem sofrer sustos do adversário. Do banco, Mano Menezes não conseguia conter os sorrisos. Em ritmo de treino, os visitantes marcaram o segundo. Cristian recebeu passe de Douglas e arrematou por baixo de Vinícius.
Desesperado, o Criciúma alterou seu time ainda no primeiro tempo. Ex-São Caetano e Santos, o meia Canindé entrou no lugar de Marcelo Rosa. No intervalo, os jogadores do Timão evitavam um clima de festa, mesmo com o empate momentâneo entre CRB e Avaí, em Maceió, resultado que já era suficiente para o título.
Para o segundo tempo, o Criciúma apostou em nova mudança: Zulu entrou no lugar do veterano Jardel, que provocou o Corinthians durante a semana, mas teve uma atuação apagada. Nos minutos iniciais, o Tigre incomodou um pouco: Felipe fez boas defesas em finalizações do próprio Zulu e de Cláudio Luiz.
A partir dos 20 minutos, as duas equipes pareciam conformadas com o resultado. O Corinthians ainda desperdiçou oportunidades no contra-ataque, mas a vitória já estava garantida.