Após colecionar o primeiro tropeço como mandante, no empate por 0 a 0 com o Mirassol, no último sábado, o Corinthians terá uma seqüência de dois jogos fora de casa, quando terá que encerrar um jejum para não se distanciar ainda mais dos líderes.
A equipe de Parque São Jorge não vence fora de casa desde 15 de agosto de 2007, quando foi ao estádio do Maracanã e venceu o Botafogo, até de maneira surpreendente, por 3 a 2. Depois disso, foram 11 jogos, com cinco empates e seis derrotas.
Neste Paulista, excluindo o empate no clássico contra o São Paulo, quando o rival era mandante, o time de Mano Menezes conquistou apenas um ponto em seis possíveis na situação de visitante, com derrota para o São Caetano por 3 a 1, em Mogi Mirim, e empate sem gols com o Sertãozinho, em Ribeirão Preto.
Agora, o Corinthians terá pela frente o Grêmio Barueri, nesta quarta-feira, e Ituano, no próximo domingo.
“Não fizemos nossa lição de casa. Agora teremos que recuperar os pontos que não conquistamos. Não vou ter condições de ajudar neste primeiro jogo, mas nosso objetivo é conquistar duas vitórias”, afirmou o zagueiro Chicão, que cumpre suspensão pelo terceiro amarelo na quarta, mas volta no domingo.
A equipe alvinegra ainda terá que superar outro aspecto negativo, só que relacionado ao técnico Mano Menezes.
No ano passado, ainda no comando do Grêmio, o agora treinador corintiano obteve um aproveitamento de apenas 27,7% fora de casa no Campeonato Brasileiro. Desempenho este que acabou impedindo uma melhor classificação dos gaúchos.
“Mas nos anos anteriores foi melhor”, retrucou Mano, que, em 2006, conquistou 44,4% dos pontos como visitante no Brasileiro e, na Série B, em 2005, conseguiu 54,9%.
Aproveitamento fora de casa à parte, o treinador está tratando os dois jogos como fundamentais para não se distanciar da ponta, já que, tanto Barueri, quanto Ituano, estão à frente da equipe de Parque São Jorge na tabela de classificação. Com nove pontos, o Corinthians está na décima colocação.
Por isso, Mano trouxe o elenco para Itu, onde fica até domingo. Na quarta, viaja para pegar o Barueri e retorna no mesmo dia.