Se conseguiu deixar para trás um histórico de dolorosos fracassos ao conquistar a Copa Libertadores de 2012, o Corinthians tem agora um encontro com o passado. A equipe está pela primeira vez de volta à fase prévia da competição, etapa na qual sofreu sua mais vergonhosa derrota na principal disputa sul-americana.
Quatro anos após a eliminação diante do Tolima que marcou o fim da carreira de Ronaldo – e iniciou a reformulação que faria o time ganhar tudo –, a formação do Parque São Jorge duela com outro colombiano na pré-Libertadores. O confronto com o Once Caldas começa às 22h (de Brasília) de quarta-feira, em Itaquera.
“O fantasma da Libertadores acabou, mas o da pré-Libertadores existe ainda. Enquanto não acabar com isso… Eu, particularmente, quero afastar de vez isso, esquecer o Tolima e entrar na fase de grupos”, disse Fábio Santos, um dos remanescentes do grupo que iniciou a temporada 2011.
O comandante é novamente Tite, que estava na derrota na Colômbia e nos históricos triunfos posteriores. Após um ano de descanso, retomou seu posto à frente do Corinthians e promoveu algumas mudanças em relação à equipe deixada por Mano Menezes.
Uma delas seria a entrada de Lodeiro, que fez uma pré-temporada ruim apesar da confiança do chefe e está em negociação com o Boca Juniors. Melhor para Jadson, que herdou a vaga e começou bem. A outra novidade é a volta do atacante Emerson, autor dos gols do título da Libertadores de 2012.
É com essas alterações e buscando o ataque que o Corinthians vai para cima do Once Caldas. No primeiro jogo de Libertadores do estádio de Itaquera, o time alvinegro espera conquistar um resultado que lhe permita viajar à Colômbia em boa situação – em 2011, no Pacaembu, o placar ficou zerado na primeira partida contra o Tolima.
O Once Caldas não é inexpressivo como era o Tolima. Tem um título da Libertadores no currículo e um histórico de triunfos contra brasileiros. A equipe de Manizales, no entanto, tem muitas mudanças em relação ao último ano, não teve um grande início de 2015 e assume a condição de zebra.
“O Corinthians é um time muito completo, que trabalha muito bem em conjunto”, afirmou o técnico Flabio Torres, citando Guerrero, Renato Augusto e o apoio dos laterais como pontos fortes do adversário. “Sabemos que eles são favoritos, mas vamos tentar conseguir um bom resultado e tentar resolver no jogo de volta”.