O Corinthians foi punido, nesta quarta-feira, em julgamento no STJD, no Rio de Janeiro, com três perdas de mando de campo e 150 mil reais de multa devido aos incidentes ocorridos na goleada diante do São Paulo, por 5 a 1, dia oito, pelo Campeonato Brasileiro.
Na ocasião, torcedores invadiram e atiraram objetos no gramado do Pacaembu para protestar contra a derrota do Alvinegro frente ao Tricolor. Desta forma, o time do Parque São Jorge terá que disputar seus próximos jogos em casa com os portões fechados.
Defendido pelo advogado João Zanforlin, o time foi enquadrado pela 3ª Comissão Disciplinar do STJD no artigo 213, parágrafo primeiro, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e acabou perdendo por 5 votos 0. As penas por invasão de torcedores e por arremesso de objetos no gramado são cumulativas e ambas poderiam render ao Timão de uma a três partidas de mando suspenso, além de multa no valor máximo de 500 mil reais.
O time paulista encara Flamengo no dia 12 de junho, Fluminense, dia 26 e Palmeiras, no dia 10 de julho, sem direito a renda proveniente da venda de ingressos. Só volta a jogar diante de sua torcida no dia 21 de julho, contra o Paysandu, pela 13ª rodada do Nacional.