Um empate garantia a Inglaterra em primeiro lugar do grupo e também a classificação da Suécia. O resultado foi exatamente este, 2 a 2, mas ninguém ousaria dizer que houve marmelada na partida após os 90 minutos agitados em Colônia.
Após um bom primeiro tempo, o time britânico se acomodou e levou uma pressão incrível após o intervalo. Contou com a sorte para segurar o empate e, com ele, o primeiro Grupo B da Copa do Mundo.
Com o resultado, a Inglaterra enfrentará o Equador nas oitavas-de-final. A Suécia terá de enfrentar os donos da casa, a Alemanha.
Desde os primeiros minutos, a Inglaterra dominou a posse de bola, mas perdeu Michael Owen contundido gravemente. O atacante prendeu a chuteira no gramado e teve de dar lugar a Peter Crouch, que estava sendo poupado por já ter um cartão amarelo.
Enfrentando a já classificada Inglaterra, a Suécia corria muito porque ainda dependia do resultado para ir à próxima fase do Mundial. Mesmo assim, era o goleiro sueco Isaksson quem mais precisou trabalhar.
Mais calmos, os ingleses trabalhavam bem a bola e tentavam encaixar contra-ataques. Aos 34 minutos, com Joe Cole fez um golaço. Após rebatida da zaga sueca, ele matou no peito e bateu de fora da área sem deixar a bola cair no chão acertando o ângulo do adiantado goleiro Isaksson.
O placar favorável fez a Inglaterra relaxar demais após o intervalo. Aos seis minutos, Allback cabeceou após bola cruzada em escanteio e empatou a partida, praticamente garantindo a vaga sueca nas oitavas.
O gol empolgou o time sueco, que foi para cima da Inglaterra em uma pressão enorme. Insistindo sempre nas bolas cruzadas, a Suécia sufocou o adversário, acertando inclusive uma bola na trave, em cabeçada de Lucic.
A Inglaterra esqueceu de jogar e continuou levando sufoco. Sven Goran Eriksson sacou Rooney e a estrela do Manchester saiu irritado com o técnico.
A Suécia não conseguiu converter a pressão sueca em gols e logo foi castigada. Aos 40 minutos, Joe Cole, que fez ótima partida, cruzou na medida para Gerrard colocar a Inglaterra novamente na frente do marcador.
Aos 46 minutos, no entanto, Larsson achou espaço para empatar e encerrar o jogo com um placar justo para o que se viu das duas equipes.