sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Copa: Parreira não antecipa time mas pode usar reservas hoje contra Japão

PUBLICIDADE

– Já classificada para as oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2006, a seleção brasileira encerra a sua participação no Grupo F da primeira fase nesta quinta-feira, às 16 horas (de Brasília), contra o Japão, no Westfalenstadion, em Dortmund.
Um simples empate assegura o primeiro lugar da chave ao Brasil, mesmo que a Austrália vença a Croácia por uma goleada. O Japão, comandado pelo técnico brasileiro Zico, ainda tem pequenas chances de classificação se vencer bem o time canarinho e o outro jogo da rodada empatar.

Apesar de já entrar em campo classificado, Carlos Alberto Parreira optou pelo mistério e só vai divulgar o time horas antes do confronto. O técnico estudava três possibilidades: poupar jogadores cansados e pendurados, usar o jogo para testar uma nova formação ou manter os principais atletas para tentar atingir um melhor entrosamento da equipe.

Todos os jogadores sabem da importância deste jogo. Afinal, esta pode ser a única chance para os reservas de atuarem em um jogo de Copa do Mundo. Em 2002, o volante Kléberson estreou contra a Costa Rica, também o terceiro jogo brasileiro naquele Mundial, e acabou se tornando titular absoluto.

Atualmente defendendo o Besiktas, Kléberson tem sido citado como um exemplo entre os reservas brasileiros, quatro anos depois. Todos querem ter pelo menos alguns minutos para mostrar serviço e confundir a cabeça de Parreira. Durante a semana, Cicinho era um dos mais ansiosos.

“Vamos ver se vou sair jogando. Estou esperançoso. Lembro que, em 2002, meu amigo Júnior, do São Paulo, teve a chance de enfrentar a Costa Rica no lugar do Roberto Carlos. Ele marcou um gol e acabou eleito o melhor em campo. Vou tentar repetir o feito dele”, afirmou o lateral-direito do Real Madrid.

Apesar de estar cotado para jogar, Cicinho ouviu o titular Cafu pedir para jogar. Se entrar em campo, o capitão se tornará o jogador brasileiro que mais jogos fez em Copas do Mundo. Atualmente, ele está empatado com Taffarel e Dunga.

Outros são os recordes que podem ser quebrados nesta quinta-feira. Se passar dos primeiros 32 minutos de jogo sem levar gols, a defesa brasileira terá ficado o maior período de sua história em Copas do Mundo sem ser vazada.

“É o óbvio ululante do Nelson Rodrigues que todos os 23 jogadores vão querer jogar. Ouvimos os pedidos deles, mas a decisão será nossa”, avisou Parreira, que está preocupado com Emerson, Cafu, Robinho e Ronaldo, todos pendurados com um cartão amarelo.

Esta será a quarta vez que Brasil enfrentará seleções dirigidas por técnicos brasileiros em Copas do Mundo. A única derrota (3 a 1) foi para o Portugal de Otto Glória, em 1966. Quatro anos depois, no México, a seleção do Peru, comandada por Didi, sucumbiu por 4 a 2 contra os brasileiros. Por fim, no Mundial passado, a Seleção bateu a Costa Rica por 5 a 2. O time da América Central era dirigido por Alexandre Guimarães, que segue no cargo até hoje.

Para motivar o Japão, o técnico Zico lembrou do empate por 2 a 2 com o Brasil na Copa das Confederações de 2005 em suas palestras. O treinador precisa ir ao ataque para tentar chegar às oitavas-de-final.

“Enfrentar a seleção brasileira jogando apenas na defesa é um suicídio. Se fizermos isso estaremos deixando o Brasil e todo o seu poderio ofensivo jogando no nosso campo. Temos que atacar, surpreender o Brasil e tentar acuá-lo em seu campo”, afirmou Zico. Para este jogo, o Japão estará desfalcado do zagueiro Miyamoto, que cumprirá suspensão por ter recebido o segundo cartão amarelo no empate sem gols com a Croácia. Moniwa será o seu substituto.

A única dúvida está no ataque. Keiji Tamada e Seiichiro Maki disputam a vaga de Atsushi Yanagisawa, que atuou mal nas duas primeiras rodadas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop anuncia volta do lateral Diego Bolt

Diego Henrique Lopes de Souza, 28 anos, conhecido como...

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Começa hoje a segunda etapa do campeonato estadual de...
PUBLICIDADE