Com um número bem menor em relação às quatro primeiras edições, a 5ª Copa Mato Grosso começa a ser disputada a partir deste sábado. Ao todo, oito clubes vão tentar erguer o título de campeão do segundo torneio mais cobiçado do futebol profissional do Estado, perdendo para o Campeonato Mato-grossense.
Por estarem na Série C deste ano, Mixto e Luverdense ficaram de fora da competição, que servirá como seletiva para a mais nova divisão do Brasil, a Série D, correspondente à Quarta Divisão.
A rodada inaugural da Copinha reserva para esta noite a partir das 20h duas partidas no interior do Estado. Na cidade de Alto Araguaia, o time da casa recebe o Cacerense, que ano passado ficou com o vice-campeonato. Para este jogo, o técnico Marcos Sequetto irá promover as estréias do zagueiro Acácio e do volante Sinval. Nos demais setores do time, a formação é a mesma que disputou o Estadual. À exceção, fica para o goleiro Alex, que ganha oportunidade entre os titulares após a saída de Luiz Antônio, titular no Mato-grossense.
No estádio Luthero Lopes, que até ontem estava interditado, pela quebradeira promovida pela torcida do União, por causa da perda do título para o Mixto, o Rondonópolis Esporte Clube (REC) terá pela frente o Barra do Garças.
Sob comando do ex-jogador Clóvis, o “Galo” da Serra é apontado como um dos sérios candidatos ao título deste ano, pois manteve a base que levou a equipe ao hexagonal semifinal do Mato-grossense.
A primeira rodada prossegue nesse domingo com mais dois jogos. No Luthero Lopes, o União encara o Operário, às 18h. O União manteve o técnico Marcos Birigüi e a base do time vice-campeão estadual desta temporada. O meia Aílton, com salário de R$ 18 mil mensais, foi o único a deixar o elenco. Já o Operário vem para o torneio com um time modesto, treinado por Éder Taques.
Ainda no domingo, no estádio Mané Garrincha, em Tangará, às 16h, o time da casa pega o Vila Aurora.
Nesta primeira fase, os oito times vão jogar entre si em turno e returno, classificando-se para a fase semifinal os quatro primeiros que somarem o maior número de pontos.