Começou a “caça ao canarinho”. No primeiro jogo da 18ª Copa do Mundo, Alemanha e Costa Rica duelaram em Munique, e os donos da casa, fortes concorrentes do Brasil na luta pelo hexa, deixaram a desejar em alguns pontos, mas fizeram valer o mando de campo e o propalado favoritismo, somando seus três primeiros pontos na competição com a vitória por 4 a 2.
Desfalcada de Michael Ballack, capitão e melhor jogador do time, a Alemanha mostrou força no setor ofensivo, mas falhou demais atrás e acabou levando dois gols em situações semelhantes, ambos marcados por Wanchope, o melhor jogador da Costa Rica.
Aproveitando-se da linha de impedimento mal feita pela defesa alemã, Wanchope levou vantagem na velocidade e, em seus dois únicos chutes na partida, colocou-se ao lado do alemão Klose na artilharia do Mundial.
O polonês naturalizado alemão, aliás, foi, ao lado do lateral Phillip Lahm, autor do primeiro gol da Copa, logo aos cinco minutos de jogo, um dos destaques da partida. Com dois gols (um deles em passe de Lahm) e ótima presença de área, o artilheiro alemão na Copa de 2002 mostrou que continua com faro de gol, e deixou duas vezes sua marca nas redes de Porras.
Durante todo o primeiro tempo, a iniciativa do jogo ficou com a Alemanha, que aliou paciência e inteligência para furar o bom bloqueio defensivo do adversário, descendo em vantagem para os vestiários.
Na etapa final, a Alemanha continuou dando as cartas na partida, mas em um ritmo um pouco mais lento. Quando a partida caminhava para o marasmo, o goleiro Porras fez boa defesa na cabeçada de Klose, mas soltou nos pés do próprio atacante, que mandou para as redes, marcando seu segundo gol no Mundial e ampliando a vantagem dos donos da casa. Na seqüência, Wanchope deu o troco e, em posição duvidosa, colocou a Costa Rica de novo na briga.
O técnico Klismann ainda sacou o artilheiro Klose do jogo para a entrada de Neuville, mas coube ao meio-campista Torsten Frings o último lance de rara beleza da partida. Aos 41 minutos, o camisa oito acertou um lindo chute de fora da área e não deu a menor chance para Porras, definindo o placar final do duelo: 4 a 2 Alemanha.
Na próxima rodada, dia 14, quarta-feira, a Alemanha volta a campo para enfrentar a Polônia, terra natal do artilheiro Klose, em Dortmund. Na quinta, os costarriquenhos tentarão se recuperar na competição diante do Equador, em Hamburgo.