A Alemanha venceu o Equador por 3 a 0, espantou a zebra e garantiu a primeira colocação no Grupo A da Copa do Mundo. Com 100% de aproveitamento, a anfitriã encerra a primeira fase com nove pontos e se prepara para encarar nas oitavas-de-final o segundo colocado do Grupo B, vaga que está mais próxima da Suécia. Se ficasse atrás dos equatorianos, os germânicos provavelmente encarariam a Inglaterra na seqüência.
A necessidade de conquistar uma vitória para afastar o vexame de terminar a primeira fase abaixo do Equador fez com que a Alemanha se lançasse ao ataque desde o apito inicial. A pressão não demorou a surtir efeito e a anfitriã abriu o placar logo aos três minutos de bola rolando.
Schneider cobrou falta da esquerda para Mertesacker, que cruzou para a área. Schweinsteiger recebeu e só ajeitou para Klose arrematar para as redes. Os donos da casa seguiram com uma forte pressão mesmo depois do gol. O Equador, por sua vez, sentiu falta de seus dois principais jogadores para explorar o contra-ataque. Por opção do técnico Luis Fernando Suárez, os atacantes Agustín Delgado e Carlos Tenório ficaram no banco para se pouparem para as oitavas-de-final. Também ganharam descanso o zagueiro Ivan Hurtado e o lateral Reasco.
Sem quatro de seus titulares, os equatorianos encontraram dificuldades em campo. Já a Alemanha não conseguiu manter o forte ritmo por muito tempo e ainda no primeiro tempo passou a cadenciar o jogo, ameaçando pouco a meta de Mora. No entanto, quando teve nova oportunidade na frente, a seleção germânica foi implacável. Aos 43, Klose recebeu lançamento de Ballack, venceu Espinoza na velocidade, driblou o goleiro e mandou para as redes.
O Equador mudou o ataque no intervalo, com Benítez ganhando a vaga de Borja, mas quem seguiu mandando no jogo foi a Alemanha. Em menos de um minuto, Schweinsteiger quase ampliou. Os equatorianos até buscaram o ataque, mas sem assustar o goleiro Lehmann e abrindo espaços na defesa. Dessa forma, em um rápido contra-ataque, os germânicos fizeram o terceiro.
Lahm roubou bola na defesa e passou para Schweinsteiger, que rolou para Podolski empurrar para o gol, aos 11 minutos. Apesar das diversas chances criadas até o fim do jogo, os alemães não modificaram novamente o placar.
A seleção germânica se prepara agora para voltar a campo no sábado, em Munique, pelas oitavas. No mesmo dia, o Equador debuta na fase eliminatória da Copa contra o líder do Grupo B, em Leipzig.